Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Vanderlei Matias de.-
dc.date.accessioned2013-09-06T19:57:31Z-
dc.date.available2013-09-06T19:57:31Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/428-
dc.descriptionEm meio aos grandes impactos ambientais decorrentes das várias agressões que são causadas aos nossos ambientes naturais pela ação antrópica surgiram os indicadores de sustentabilidade, que servem para indicar através de análises qualitativa e quantitativa o grau dos impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais. O termo indicador vem do latim (indicare) que tem por significado, mostrar, apontar, descobrir. Dentre os vários indicadores ambientais, a Pegada Ecológica é um dos mais conhecidos, pois trata de um indicador que possibilita o estudo de determinadas áreas, populações ou indivíduos, levando em consideração a relação de consumo dos recursos naturais necessário para sustentar determinado padrão de vida e o grau de degradação que esse consumo pode causar ao meio ambiente. Sendo assim, é diante deste contexto que esse estudo se insere, tendo como objetivo principal calcular a Pegada Ecológica dos alunos de duas escolas – uma pública e outra privada – localizadas no município de Coremas no Estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão seguido da visita técnica de campo para o reconhecimento da área de estudo, neste caso, as duas escolas (uma pública e outra privada) localizada no município de Coremas\PB. Para o cálculo da Pegada Ecológica foi utilizado um questionário específico estruturado com temas diversos e de múltipla escolha. O questionário foi direcionado a 50 alunos das duas escolas escolhidas: 25 alunos do ensino médio da escola pública e 25 alunos do ensino médio da escola privada. Em seguida os dados foram tabulados e analisados à luz da fundamentação teórica. A pesquisa comprova que quanto maior o nível de consumo e renda dos alunos investigados, maior o tamanho da sua Pegada Ecológica e do impacto ambiental sobre os recursos naturais. Além disso, a pesquisa demonstrou que a Pegada Ecológica de todos os alunos entrevistados de ambas as escolas, está acima da média da Pegada Ecológica Brasileira, demonstrando que mesmo inserido em um contexto do Semiárido Paraibano com diversas dificuldades, os alunos possuem um estilo de vida acima da média da população local. Isso demonstra que o paradigma do desenvolvimento e a busca incessante pelo consumo era uma série de resíduos e impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-06T19:57:31Z No. of bitstreams: 1 VMS06092013.pdf: 751479 bytes, checksum: 1617a9c37ed57758140a23a0f2b8844d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-06T19:57:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VMS06092013.pdf: 751479 bytes, checksum: 1617a9c37ed57758140a23a0f2b8844d (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCoremas, PB, 2013.-
dc.subjectPegada ecológicapt_BR
dc.subjectIndicadores de sustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleIndicadores de sustentabilidade ambiental: uma análise do cálculo da pegada ecológica em duas escolas do município de Coremas/PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Joel Silva dos.-
dc.description.resumoEm meio aos grandes impactos ambientais decorrentes das várias agressões que são causadas aos nossos ambientes naturais pela ação antrópica surgiram os indicadores de sustentabilidade, que servem para indicar através de análises qualitativa e quantitativa o grau dos impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais. O termo indicador vem do latim (indicare) que tem por significado, mostrar, apontar, descobrir. Dentre os vários indicadores ambientais, a Pegada Ecológica é um dos mais conhecidos, pois trata de um indicador que possibilita o estudo de determinadas áreas, populações ou indivíduos, levando em consideração a relação de consumo dos recursos naturais necessário para sustentar determinado padrão de vida e o grau de degradação que esse consumo pode causar ao meio ambiente. Sendo assim, é diante deste contexto que esse estudo se insere, tendo como objetivo principal calcular a Pegada Ecológica dos alunos de duas escolas – uma pública e outra privada – localizadas no município de Coremas no Estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão seguido da visita técnica de campo para o reconhecimento da área de estudo, neste caso, as duas escolas (uma pública e outra privada) localizada no município de Coremas\PB. Para o cálculo da Pegada Ecológica foi utilizado um questionário específico estruturado com temas diversos e de múltipla escolha. O questionário foi direcionado a 50 alunos das duas escolas escolhidas: 25 alunos do ensino médio da escola pública e 25 alunos do ensino médio da escola privada. Em seguida os dados foram tabulados e analisados à luz da fundamentação teórica. A pesquisa comprova que quanto maior o nível de consumo e renda dos alunos investigados, maior o tamanho da sua Pegada Ecológica e do impacto ambiental sobre os recursos naturais. Além disso, a pesquisa demonstrou que a Pegada Ecológica de todos os alunos entrevistados de ambas as escolas, está acima da média da Pegada Ecológica Brasileira, demonstrando que mesmo inserido em um contexto do Semiárido Paraibano com diversas dificuldades, os alunos possuem um estilo de vida acima da média da população local. Isso demonstra que o paradigma do desenvolvimento e a busca incessante pelo consumo era uma série de resíduos e impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais.-
dc.publisher.departmentBiologia-
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMS06092013.pdf733,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.