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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4305Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Leandro de Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-17T18:55:54Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-15 | - |
| dc.date.available | 2018-05-17T18:55:54Z | - |
| dc.date.issued | 2013-10-04 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4305 | - |
| dc.description.abstract | Teaching Computer Science while confined generally to undergraduate courses and postgraduate, are rare reports of schools working computational concepts in basic education, even if this is a trend that speaks to the pedagogical concepts today. Investing in this field becomes a challenge for graduates in Computer Science. A viable alternative is the use of the proposed Computer Science Unplugged (BELL e FELLOWS, 2006) that features a set of activities whose goal is to insert the computer science in a creative and innovative in the school environment. Based on these activities adapted to the proposal of one of the activities in the form of a digital game. Digital games can be motivating gear in a teaching-learning of the concepts related to the great field of computing, and provide principles and skills fundamental to the individual in contemporary society. Therefore, this work proposes to discuss the teaching of computing in basic education and describes the process of developing a digital game aimed at teaching of computing for the public child from the age of nine. For this it was necessary to conduct research that would help in understanding the context in which the game is set, and the organization of the stages of development. Currently the game has a trial version and it is intended that future work as it passes through a review process with the target audience. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-05-17T18:55:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LAM15102013.pdf: 3995613 bytes, checksum: f4a4b6e91c349605eca5321b630d4416 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-17T18:55:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LAM15102013.pdf: 3995613 bytes, checksum: f4a4b6e91c349605eca5321b630d4416 (MD5) Previous issue date: 2013-10-04 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Computação | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
| dc.subject | Computing | pt_BR |
| dc.subject | Basic education | pt_BR |
| dc.subject | Educational games | pt_BR |
| dc.subject | Digital games | pt_BR |
| dc.title | Pense Bem: um jogo para ensino de computação na educação básica | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Thaíse Kelly de Lima | - |
| dc.description.resumo | O ensino da Computação enquanto Ciência se restringe de modo geral a cursos superiores e pós-graduação. São raros os relatos de escolas que trabalhem os conceitos computacionais na educação básica, mesmo que essa seja uma tendência que dialoga com as concepções pedagógicas da atualidade. Investir neste campo torna-se um desafio para os licenciados em Ciência da Computação. Uma alternativa viável é a utilização da proposta Computer Science Unplugged (BELL e FELLOWS, 2006) que apresenta um conjunto de atividades cujo objetivo é inserir a ciência da computação de forma criativa e inovadora no ambiente escolar. Baseado nestas atividades adaptou-se a proposta de uma das atividades em forma de um jogo digital. Os jogos digitais podem ser a engrenagem motivadora em um processo de ensinoaprendizagem dos conceitos relacionados á grande área da computação, além de prover princípios e habilidades fundamentais ao indivíduo na sociedade contemporânea. Neste contexto este trabalho se propõe discutir o ensino da computação na educação básica e descreve o processo de desenvolvimento de um jogo digital voltado ao ensino da computação para o publico infantil, a partir dos dez anos. Para isso, foi necessária a realização de pesquisas que ajudassem na compreensão do contexto no qual o jogo está inserido, bem como a organização das etapas de desenvolvimento. Atualmente o jogo possui uma versão de testes (beta) e pretende-se como trabalho futuro que o mesmo passe por um processo de avaliação junto ao público-alvo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LAM15102013.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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