Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Estácio André Anacleto de-
dc.date.accessioned2018-05-17T20:04:08Z-
dc.date.available2017-06-09-
dc.date.available2018-05-17T20:04:08Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4306-
dc.description.abstractPublic educational management is one of the determinants of school performance, since the Brazilian educational context requires that its functioning be accompanied by public policies, especially by democratic management. This paper aims to contribute to the analysis of the challenges of public educational management in the preparation and fulfillment of the Political-Pedagogical Project (PPP) from the perspective of administrative managers of schools of the municipal education network in the state of Paraíba. Through the methodological procedures, he sought to understand the functions of the school manager through the application of questionnaires made with directors, teachers and secretaries of municipal public schools through a qualitative approach. In the analysis of the data the participants' statements about the schools studied are shown, showing that they comply with the rules established by the Laws of Directives and Bases (LDB), that the manager does not have autonomy in its administration and that the lack of interest of the School community and political interference are one of the main problems encountered. Concluding that the democratic management model, while providing the integration of the school community, limits the actions of the manager on the decision-making regarding issues related to educational institutions, and thus the need to present proposals that allow the manager greater autonomy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-05-17T20:04:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EAAS17052018.pdf: 682736 bytes, checksum: 3bda2faec908f56eeda95f2302ccad37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T20:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EAAS17052018.pdf: 682736 bytes, checksum: 3bda2faec908f56eeda95f2302ccad37 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.titleDesafios no gerenciamento de escolas públicas municipais para o cumprimento do Projeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Zago, Célia Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770824H8pt_BR
dc.description.resumoA gestão educacional pública é um dos elementos determinantes do desempenho da escola, visto que o contexto educacional brasileiro exige que o seu funcionamento seja acompanhado de políticas públicas, principalmente pela gestão democrática. Este trabalho pretende contribuir para a análise dos desafios da gestão educacional pública na preparação e cumprimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) sob a ótica dos gestores administrativos de escolas da rede de ensino municipal no estado da Paraíba. Através dos procedimentos metodológicos, buscou realizar o entendimento das funções do gestor escolar mediante a aplicação de questionários feitos com diretores, professores e secretários de escolas públicas municipais por meio de uma abordagem qualitativa. Na análise dos dados é apresentado os depoimentos dos participantes sobre as escolas estudadas, mostrando que as mesmas cumprem com as normas estabelecidas pelas Leis de Diretrizes e Bases (LDB), que o gestor não possui autonomia na sua administração e que a falta de interesse da comunidade escolar e a interferência política são um dos principais problemas encontrados. Concluindo que o modelo de gestão democrática embora proporcionar a integração da comunidade escolar, limita as ações do gestor sobre as tomadas de decisões voltadas aos assuntos ligados as instituições de ensino, tendo assim a necessidade de apresentar propostas que permitam ao gestor uma maior autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAAS17052018.pdf666,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons