Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMamede, Jaqueline Fragôso.-
dc.date.accessioned2013-09-06T20:44:15Z-
dc.date.available2013-09-06T20:44:15Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/432-
dc.description.abstractThe World Health Organization (WHO) (1997) states that there is a need to work with the health-disease process in the school environment since health is an essential element for the development and learning of the student. Given this and considering that the human body is the condition for a healthy life, this paper analyzes the conditions for the teaching of Basic Attitudes toiletries among teachers of state schools in the municipality of Soledad-Pb, as well as to assess the influence the use of these attitudes in the teaching-learning process and identify the main difficulties for this practice, since there is in learning how to speak without considering the context in which it is produced, and the school environment truly important in the teaching of hygiene practices as is the site of exchange of experiences, knowledge, able to generate discussion and to change. For that investigated schools statewide this city, where the target audience were school teachers I and II. To research a survey was conducted exploratory qualitative descriptive of the conditions for the teaching of Basic Attitudes toiletries, bibliography and guided by a questionnaire containing open questions. At the end of the survey it was noted that the group has a consensus for the success of this practice: that the teacher is largely responsible for this process of adoption of healthy behavior, but agree that it is necessary a training and greater support for this practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-06T20:44:15Z No. of bitstreams: 1 JFM06092013.pdf: 504586 bytes, checksum: df294fdf02150e8c89d1bc4406d4f009 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-06T20:44:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFM06092013.pdf: 504586 bytes, checksum: df294fdf02150e8c89d1bc4406d4f009 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesSoledade, PB, 2013.-
dc.subjectHigiene pessoalpt_BR
dc.subjectEducação em saúde-
dc.subjectHigiene e saúde-
dc.subjectSaúde pública-
dc.subjectPersonal hygiene-
dc.subjectHealth education-
dc.subjectHygiene and health-
dc.subjectPublic health-
dc.titleO Ensino das Atitudes de Higiene Pessoal Básicas dentre os Professores das Escolas Estaduais do Município de Soledade- PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ideltônio José Feitosa.-
dc.description.resumoA Organização Mundial de Saúde (OMS) (1997) afirma que há a necessidade de se trabalhar o processo saúde-doença no ambiente escolar já que a saúde é um elemento essencial para o desenvolvimento e aprendizagem do educando. Diante disso e considerando que a higiene corporal é a condição para uma vida saudável, o presente trabalho analisa as condições para o ensino das Atitudes de Higiene Pessoal Básicas dentre os professores das escolas estaduais do Município de Soledade-Pb, , bem como verificar a influência do uso dessas atitudes no processo ensino-aprendizagem e identificar as principais dificuldades para esta prática, uma vez que não há como falar em aprendizagem sem considerar o contexto em que esta é produzida, sendo o ambiente escolar deveras importante no ensino das práticas higiênicas, pois é o local de troca de experiências, de conhecimento, capaz de gerar discussão e até mudanças. Para isso investigou-se as escolas de nível estadual desse município, onde o público alvo foram professores do ensino fundamental I e II. Para a investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva das condições para o ensino das Atitudes de Higiene Pessoal Básicas, norteada pela bibliografia consultada e aplicação de um questionário contendo questões abertas. Ao final da pesquisa percebeu-se que o grupo apresenta um consenso para o sucesso dessa prática: a de que o professor é um grande responsável por esse processo de adoção de comportamento saudável, mas, concordam que é necessário uma capacitação e um maior suporte para essa prática.-
dc.publisher.departmentBiologia-
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFM06092013.pdf492,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.