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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Hélade Paiva Freitas.-
dc.date.accessioned2013-09-06T21:04:33Z-
dc.date.available2013-09-06T21:04:33Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/433-
dc.descriptionEsta pesquisa enfoca o tema da educação para a sustentabilidade e objetiva investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio da cidade de Patos, sertão da Paraíba. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa apóia-se em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adota como amostra duas propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual e outra da rede particular. A pesquisa revela que os documentos norteadores da prática pedagógica não abordam a educação para a sustentabilidade e nem outros temas à ela relacionados como a problemática ambiental do semiárido nordestino, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Constata também que a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, necessárias à uma prática educativa pautada na sustentabilidade, figuram como possíveis indicativos de qualidade a serem concretizados na escola. O desenvolvimento de projetos pedagógicos relacionados à questão ambiental faz parte da programação escolar, no entanto sua prática ocorre de maneira dissociada de qualquer orientação voltada ao tema investigado. Os documentos legais, tratados e convenções que focam a temática ambiental não são contemplados nas propostas pedagógicas, não havendo assim ações pedagógicas que orientem a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados.pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on the theme of education for sustainability and aims to investigate their approach in high schools of the city of Patos, Paraiba. The methodology that enables the research relies on a qualitative study of descriptive level subsidized by the method of content analysis and made possible by the techniques of field research and categorical analysis. It adopts as a sample two pedagogical proposal: one public institution of the state of Paraiba and the private institution. The research reveals that the documents guiding the teaching practice do not address the education for sustainability and other topics not related to it as the environmental problems of the semi-arid northeast, environmental education and sustainable development. Also notes that the interdisciplinarity and transdisciplinarity, necessary for an educational practice based in the sustainability, figure as possible quality indicators to be implemented in school. The development of educational projects related to environmental issues is part of the school program, but its practice is so divorced from any orientation towards the subject investigated. The legal documents, treaties and conventions that focus on environmental issues are not addressed in pedagogical, so there is no any pedagogical action, to guide educational practice according to the aspects and principles determined by them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-06T21:04:33Z No. of bitstreams: 1 HPFV06092013.pdf: 325982 bytes, checksum: 4a6d0f7e83eac22ac31cd76b335774ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-06T21:04:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HPFV06092013.pdf: 325982 bytes, checksum: 4a6d0f7e83eac22ac31cd76b335774ba (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2013.-
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironment-
dc.subjectEnvironmental preservation-
dc.subjectEnvironmental responsibility-
dc.subjectEnvironmental education-
dc.subjectEnvironmental Sustainability-
dc.titleEducação para a sustentabilidade: uma abordagem em escolas do Município de Patos, no Sertão da Paraíba.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Marcio Frazão.-
dc.description.resumoEsta pesquisa enfoca o tema da educação para a sustentabilidade e objetiva investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio da cidade de Patos, sertão da Paraíba. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa apóia-se em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adota como amostra duas propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual e outra da rede particular. A pesquisa revela que os documentos norteadores da prática pedagógica não abordam a educação para a sustentabilidade e nem outros temas à ela relacionados como a problemática ambiental do semiárido nordestino, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Constata também que a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, necessárias à uma prática educativa pautada na sustentabilidade, figuram como possíveis indicativos de qualidade a serem concretizados na escola. O desenvolvimento de projetos pedagógicos relacionados à questão ambiental faz parte da programação escolar, no entanto sua prática ocorre de maneira dissociada de qualquer orientação voltada ao tema investigado. Os documentos legais, tratados e convenções que focam a temática ambiental não são contemplados nas propostas pedagógicas, não havendo assim ações pedagógicas que orientem a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados.-
dc.publisher.departmentBiologia-
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

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