Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Josenilda Ferreira Vieira de.-
dc.date.accessioned2013-09-06T21:25:17Z-
dc.date.available2013-09-06T21:25:17Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/435-
dc.description.abstractThis work completion course consists of a research that aims to present an analysis of data and generate discussion about the use of audiovisual resources in science classes. For our research we focus on classes taught by teachers of the early years of elementary school. Methodology applied in semi-open questionnaires to a group of teachers multipurpose municipal schools in a city in the state of Paraíba, in order to check if they use and how to use visual aids to teach the course content of Natural Sciences. After collecting and analyzing the data concluded that teachers make use of audiovisual resources exist in schools, but not with the potential that the resource can offer, or as often as necessary to stimulate children to learn in a playful manner and illustrative content of discipline of Natural Sciences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-06T21:25:17Z No. of bitstreams: 1 JFVP06092013.pdf: 427837 bytes, checksum: 28d46a4d0e062b4cf333ac14a3d9fe77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-06T21:25:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFVP06092013.pdf: 427837 bytes, checksum: 28d46a4d0e062b4cf333ac14a3d9fe77 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2013.-
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectScience teaching-
dc.subjectAudiovisual resources-
dc.titleA utilização de recursos audiovisuais nas aulas de ciências: um estudo com professores polivalentes.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo Cesar.-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa que tem como objetivo apresentar uma análise de dados e suscitar discussão a respeito da utilização dos recursos audiovisuais nas aulas de ciências. Para nossa pesquisa focamos nas aulas ministradas por docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na metodologia aplicamos questionários semiabertos para um grupo de professoras polivalentes de escolas municipais de uma cidade do estado da Paraíba, com o intuito de verificar se elas utilizam e como utilizam recursos audiovisuais para ensinar os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais. Após a coleta e análise dos dados concluímos que as professoras fazem uso dos recursos audiovisuais existentes nas escolas, porém não com o potencial que o recurso pode oferecer, nem com a frequência necessária para estimular as crianças a aprender de maneira lúdica e ilustrativa os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais.-
dc.publisher.departmentBiologia-
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFVP06092013.pdf417,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.