Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4396
Tipo: | TCC |
Título: | Multiplano como recurso didático para o ensino de função afim a alunos deficientes visuais |
Autor(es): | Lima, Tiago Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Antônio Sales da |
referee1 : | Parente, João Batista Alves |
referee2: | Silva, Valdenilza Ferreira da |
Resumo: | O presente trabalho trata do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas, sendo essa temática de grande importância na atualidade devido a sua relevância social. A compreensão de pontos cruciais do modo como essas pessoas são inseridas no âmbito da escola e como são acolhidas pelos profissionais responsáveis pelo ensino-aprendizagem são abordadas de modo breve neste texto. Além disso, refletimos sobre os recursos didáticos que podem ser utilizados para se trabalhar conteúdos matemáticos, a exemplo do multiplano como instrumento de apoio ao estudo de função de 1º grau, sendo esse um facilitador para a compreensão das ideias básicas desse conteúdo. O estudo tem como método de análise o qualitativo e o participativo. Tal abordagem tem como objetivo central avaliar como os estudantes deficientes visuais atuam diante do estudo de função com o auxílio do multiplano. Para embasamento das ideias expostas neste estudo, tais autores foram explorados: Rosana Glat, Andréa de Andrade Moura, Hudson Cavalcante da Silva e Rubens Ferronato, além de documentos oficiais para a educação. Os Resultados alcançados foram satisfatórios e significativos, pois os alunos deficientes visuais indicaram outros conteúdos que poderiam ser estudados com auxílio do multiplano, além de apontarem a importância de ter profissionais engajandos com a causa da inclusão. |
Abstract: | The present work deals with the process of inclusion of people with visual impairment in schools, and this theme is of great importance at present due to its social relevance. The understanding of crucial points in the way these people are inserted within the school and how they are received by the professionals responsible for teaching and learning are briefly addressed in this text. In addition, we reflect on the didactic resources that can be used to work mathematical contents, such as the multiplano as a tool to support the study of 1st grade function, which is a facilitator for understanding the basic ideas of this content. The study has qualitative and participatory method of analysis. Such an approach has as its central objective to evaluate how visually impaired students act in the study of function with the help of the multiplane. To support the ideas presented in this study, these authors were explored: Rosana Glat, Andréa de Andrade Moura, Hudson Cavalcante da Silva and Rubens Ferronato, as well as official documents for education. The results achieved were satisfactory and significant, as the visually impaired students indicated other contents that could be studied with the help of the multiplane, besides pointing out the importance of having professionals engaged in the cause of inclusion. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática - Inclusão pessoas deficientes Função de 1º grau - Instrumento multiplano Ensino-aprendizagem - Deficientes visuais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://rei.biblioteca.ufpb.br:8080/jspui/handle/123456789/4396 |
Data do documento: | 21-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSL06062018.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons