Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Alexandre Monteiro.-
dc.date.accessioned2013-09-09T19:27:32Z-
dc.date.available2013-09-09T19:27:32Z-
dc.date.issued2013-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/442-
dc.descriptionA educação no Brasil é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - a Lei 9.394/96. Com base nessa lei, vários documentos foram produzidos pelo Ministério da Educação com a finalidade de orientar as práticas educativas nas escolas brasileiras. Entre eles, estão os Parâmetros Curriculares Nacionais - os PCN, PCNEM e PCN+, as Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio – OCNEM, entre outros. Porém, conforme é do saber de todos, existe sempre uma diferença entre o que se delineia no plano teórico e o que se observa na prática. Em face disso, foi desenvolvido este trabalho, que consiste em uma sequência de observações realizadas em uma escola pública de nível médio da rede estadual paraibana de ensino. O campo de pesquisa selecionado foi a Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, situada no município de Sapé – PB. Nessa escola foram realizadas observações, consultas ao regimento da escola, entrevistas com o professor de química e com a gestora da escola que versaram sobre o Projeto Político Pedagógico, os métodos de avaliação e o uso da experimentação no ensino de química, além de uma avaliação detalhada do livro didático de química utilizado na escola. Por fim, todo o material levantado foi confrontado com os documentos oficiais mencionados anteriormente, com o intuito de traçar um perfil da escola e observar até onde este perfil é compatível com as recomendações legais brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractEducation in Brazil is regulated by the Law of Guidelines and Basis of Education – Law 9.394/96. Based on this law, various documents were produced by the Ministry of Education aiming at orienting educational practices in brazilian schools. Among them, are the National Curriculum Parameters – PCN, PCNEM and PCN+, the National Curriculum Guidelines for Secondary School – OCNEM, inter alia. However, as is of common knowledge, there is always a difference between what is delineated in the theoretical frame and what is observed in practice. In the face of it, the present work was developed, which consists of a sequence of observations performed in a public secondary school belonging to the state educational system. The research field selected was Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, located at city of Sapé – PB. In this school, observations, consultation to school´s regiment, interviews with the chemistry teacher and the school´s manager were undertaken, dealing with Pedagogical Political Project, evaluation methods and experimental activities, and also a detailed evaluation of the chemistry textbook utilized in the school. Finally, the whole achieved material was confronted with the official documents mentioned before, with the aim of delineating a profile for this school and whether this profile is compatible with brazillian legal recomendations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-09T19:27:32Z No. of bitstreams: 1 AMS.pdf: 1775301 bytes, checksum: 4be1ee5cdee03ec687af70f9d6d11bee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-09T19:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMS.pdf: 1775301 bytes, checksum: 4be1ee5cdee03ec687af70f9d6d11bee (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem de químicapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de química e documentos oficiais: etnografia da realidade em uma escola paraibana.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda.-
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMS.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.