Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Alisson Vinícius de Souza-
dc.date.accessioned2018-06-21T12:30:09Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2018-06-21T12:30:09Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4438-
dc.description.abstractIt's true that technology became a reality for many people, whether they are academics or not. The information spreads quickly and many objects are created for the general public. Some of these tools are intended to assist the students in the development of some cognitive skills related to the Computational Thinking (CT). This work has as objective research and select tools used to the promotion of the CT and evaluates these tools through a evaluation technique of Educational Software, with emphasis in the usability of these softwares. The evaluation was performed by means of a user perspective approach with the help of two researchers. Therefore, the Reeve's techinique was adapted, and some author's criteria were selected to assist in the validation of this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2018-06-21T12:30:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AVSB04122017.pdf: 985209 bytes, checksum: 96d66f0f9cb32de83cf8b91f8d64d431 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T12:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AVSB04122017.pdf: 985209 bytes, checksum: 96d66f0f9cb32de83cf8b91f8d64d431 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectFerramentas utilizadaspt_BR
dc.titleSeleção e avaliação de ferramentas para a promoção do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Flávia Veloso Souza-
dc.description.resumoÉ verdade que a tecnologia se tornou realidade para várias pessoas, sejam elas do meio acadêmico ou não. A informação se propaga com rapidez e vários objetos são criados para o público em geral. Algumas dessas ferramentas tem como proposta auxiliar o aluno no desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas relacionadas ao Pensamento Computacional (PC). Este trabalho tem como objetivo pesquisar e selecionar ferramentas utilizadas para a promoção do PC e avaliar as mesmas por meio de uma técnica de avaliação de Software Educativo, com ênfase na usabilidade desses softwares. A avaliação foi feita por meio de uma abordagem de perspectiva de usuário com auxílio de dois pesquisadores. Sendo assim, a técnica de Reeves foi adaptada, e alguns critérios do autor foram selecionados para auxiliar na validação desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVSB04122017.pdf959,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons