Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira​ ​Neto, Augusto​ ​Felix​-
dc.date.accessioned2018-06-21T14:38:02Z-
dc.date.available2017-12-02-
dc.date.available2018-06-21T14:38:02Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4441-
dc.description.abstractThis paper presents an evaluation of the board game "War on the high seas" proposed by Nascimento (2017). To evaluate the game, the Savi questionnaire was used, which is based on a set of models for evaluation of educational resources. Twenty students from the courses of Degree in Computer Science and Bachelor of Information Systems participated in the evaluation workshops of the Games who in the evaluation period were studying the Introduction to Programming course with an emphasis on Python in Campus IV of the UFPB. From the analysis of the data, it was verified that the game meets the initially proposed objective of being a learning object, in addition, it was possible to observe the positives of the game and where improvements were needed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2018-06-21T14:38:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFPN02122017.pdf: 828809 bytes, checksum: e0f0a76c9359e397d228120a90a0f0ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T14:38:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFPN02122017.pdf: 828809 bytes, checksum: e0f0a76c9359e397d228120a90a0f0ff (MD5) Previous issue date: 2017-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectProgramação - Ensinopt_BR
dc.titleAvaliação​ ​do​ ​jogo​ ​"Guerra​ ​em​ ​alto​ ​mar"​ ​como​ ​artefato​ ​de​ ​apoio à​ ​aprendizagem​ ​de​ ​programaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Veloso Costa-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma avaliação do jogo de tabuleiro "Guerra em alto mar" proposto por Nascimento (2017). Para avaliar o jogo foi utilizado o questionário de Savi, o qual é baseado em um conjunto de modelos para avaliação de recursos educacionais. Participaram das oficinas de avaliação do jogos 20 alunos dos cursos de Licenciatura em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação que no período da avaliação estavam cursando a disciplina de Introdução a Programação com ênfase em Python no Campus IV da UFPB. A partir da análise dos dados, foi constatado que o jogo atende ao objetivo inicialmente proposto de ser um objeto de aprendizagem, além disso, foi possível observar os pontos positivos do jogo e onde eram necessárias melhorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFPN02122017.pdf811,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons