Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéferson José da-
dc.date.accessioned2018-06-25T13:06:21Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2018-06-25T13:06:21Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4443-
dc.description.abstractThe evaluation of learning objects (LO) that seek to support the literacy process is more than necessary in the current technological context, since more traditional activities such as repetition exercises cannot keep students' attention, which leads to demotivation during this process. It is necessary to analyze the real contributions that these tools present and to identify problems/suggestions that in the future can be solved/developed. In this article, we present "Embaralhado", which is a customizable LO for the Android platform developed by the author of this work, whose objective is to help the literacy process in a playful way, exploring movable and shuffled letters. We also present some results of an evaluation through direct obsevation considering pedagogical and technical criteria based on observations of students inserted in the literacy process. In addition, we show the results of an evaluation that considered the level of satisfaction and acceptability of "Embaralhado" by teachers and parents / guardians of children involved in the literacy process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2018-06-25T13:06:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JJS04122017.pdf: 3570066 bytes, checksum: fa2b72cd5bf150b3f15d207055034689 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-25T13:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JJS04122017.pdf: 3570066 bytes, checksum: fa2b72cd5bf150b3f15d207055034689 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAndroid (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.titleAvaliando o uso do aplicativo "Embaralhado" no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza-
dc.description.resumoA avaliação de objetos de aprendizagem (OA) que buscam apoiar o processo de alfabetização se faz mais que necessário no contexto tecnológico atual, pois atividades mais tradicionais como exercícios de repetição não conseguem manter a atenção dos alunos, o que gera desmotivação durante esse processo. É preciso analisar as reais contribuições que estas ferramentas apresentam e identificar problemas/sugestões que no futuro possam ser solucionados/desenvolvidas. Neste artigo, é apresentado o “Embaralhado”, um OA personalizável para a plataforma Android desenvolvido pelo autor deste trabalho, que tem por objetivo de auxiliar o processo de alfabetização de maneira lúdica, através da temática de letras moveis e embaralhadas. São apresentados dados relativos a uma avaliação por meio de observação direta considerando critérios pedagógicos e técnicos com base em observações de alunos inseridos no processo de alfabetização. Além disso, são apresentados resultados de uma avaliação que considerou o nível de satisfação e aceitabilidade do "Embaralhado" por parte de professores e pais/responsáveis de crianças envolvidos no processo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJS04122017.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons