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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4446
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Liviany Reis-
dc.date.accessioned2018-06-25T15:59:40Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2018-06-25T15:59:40Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4446-
dc.description.abstractConsidering the need to teach Computing in Basic and Professional Education, especially in public schools, this article presents the results of a research carried out with high school students of a public school in Paraíba integrated to Basic and Professional Education. The objective was to investigate whether the development of mobile applications using the MIT App Inventor environment from the introduction of the basic concepts of programming contributes to the development of Computational Thinking skills. The results show that the development of mobile applications favors the construction of computational thinking skills, but there is a need for the implementation of the tool and the teaching of Computation according to the specific school years.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2018-06-25T15:59:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LRR04122017.pdf: 1071792 bytes, checksum: baf3b2806e4a760cc74f8b3cc4ae6155 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-25T15:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LRR04122017.pdf: 1071792 bytes, checksum: baf3b2806e4a760cc74f8b3cc4ae6155 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComputação - Ensinopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO ensino de computação no ensino médio integrado à educação profissional: aliando App Inventor e BYODpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Veloso Costa-
dc.contributor.advisor2Paiva, Fernando-
dc.description.resumoConsiderando a necessidade de ensinar Computação na Educação Básica e Profissional, principalmente nas escolas públicas, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio de uma escola pública da Paraíba integrado à Educação Básica e Profissional. Objetivou-se investigar se o desenvolvimento de aplicativos móveis com uso do ambiente MIT App Inventor a partir da introdução dos conceitos básicos de programação contribui para o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional. Os resultados apontam que o desenvolvimento de aplicativos móveis favorece a construção das habilidades do pensamentos computacional, mas havendo necessidade de implementação da ferramenta e o ensino de Computação de acordo com os anos escolares específicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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