Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBizerra, Maria Ariane Izidro-
dc.date.accessioned2018-07-10T15:26:39Z-
dc.date.available2017-11-13-
dc.date.available2018-07-10T15:26:39Z-
dc.date.issued2017-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4471-
dc.description.abstractNão possui abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-07-10T15:26:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MAIB10072018.pdf: 1236337 bytes, checksum: ad6554fcded5ca8e33924b954624f57a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-10T15:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MAIB10072018.pdf: 1236337 bytes, checksum: ad6554fcded5ca8e33924b954624f57a (MD5) Previous issue date: 2017-11-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração de vendaspt_BR
dc.subjectAdministração de marketingpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectVenda diretapt_BR
dc.titleEmpreendedorismo feminino na venda direta: um estudo da ação de consultoras da cidade de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Rosivaldo de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798222T5pt_BR
dc.contributor.referee1Sanches, Paula Luciana Bruschi-
dc.description.resumoO momento atual pode ser definido como a Era do empreendedorismo, sendo este um tema bastante disseminado em âmbito global e responsável pelo desenvolvimento econômico e social das nações. Empreender é ter a possibilidade de realizar sonhos, transformando as ideias em oportunidades; é tomar atitudes com o fim de alcançar os objetivos estabelecidos e desse modo, gerar valor para a sociedade; é correr ou assumir os riscos, de modo calculado; é lidar com os desafios; é ter sede pelo novo; é buscar a inovação e solução dos problemas todos os dias em todas as partes do mundo. Neste cenário, destaca-se o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. A participação feminina no mercado de trabalho ocorreu devido aos avanços das leis trabalhistas. Esse crescimento se dá também por meio do empreendedorismo. O empreendedorismo feminino cresceu 34% em 14 anos. Um dos setores que apresentam um crescimento expressivo e vem promovendo o empoderamento feminino é o setor da venda direta, setor em grande expansão em nível global e nacional. Diante desse contexto, o foco deste trabalho refere-se ao entendimento do empreendedorismo feminino na venda direta, um setor que movimentou mais de 40 bilhões em 2016, destacando a ação das consultoras de venda direta na cidade de João Pessoa/PB. A importância do tema se relaciona à crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, seja nas empresas ou por meio do empreendedorismo, e pela expansão do mercado da venda direta. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que objetivou analisar a ação empreendedora de consultoras de venda direta em João Pessoa/PB por meio de entrevistas pessoais e semiestruturadas, todas gravadas e transcritas na íntegra. A pesquisa apresenta como resultados o desenho do perfil empreendedor e a ação dessas consultoras, onde foi verificado que a maioria são mulheres jovens, casadas/união estável, com filhos, tem na venda direta a sua principal fonte de renda, se preocupam com sua qualificação e atuam, entre outros setores, no comércio varejista de cosméticos. É verificado também a atuação de algumas mulheres como chefes de família e as modalidades de venda direta mais usadas são a de venda porta-a-porta ou por meio de catálogos, tendo a tecnologia como aliada no desenvolvimento da profissão. Infere-se do estudo que o empreendedorismo está mais relacionado ao comportamento e a características determinadas, não podendo, portanto, ser usada uma definição única para o termo empreendedorismo e para a figura do empreendedor, bem como para a definição de um perfil específico. Foi possível perceber que as consultoras de venda direta apresentam as características empreendedoras (visionárias, tomadoras de decisões, buscam fazer a diferença, determinadas, dinâmicas, dedicadas, otimistas e apaixonadas pelo o que fazem, independentes, buscam a “riqueza”, são organizadas, buscam informações, se planejam e assumem riscos).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIB10072018.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons