Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4516
Tipo: TCC
Título: Desafios da comunicação organizacional em consultoria de serviços bancários
Autor(es): Evangelista, Weddlla Roose Monteiro Caldas
Primeiro Orientador: Limeira, Maria Camerina Maroja
referee1 : Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Resumo: O problema abordado neste artigo aponta a importância da comunicação organizacional assim como, as principais consequências quando a mesma não se encontra bem sistematizada dentro de uma empresa. Foi realizado um estudo de uma consultoria de serviços bancários onde ocorrem problemas de comunicação, focalizada em uma filial localizada em João Pessoa/PB. Nesse artigo ressaltam-se as dificuldades dessa unidade consultora, sugerindo-se mudanças para a resolução das falhas detectadas em seu sistema de comunicação. Foi adotada a observação participante, identificando-se os recursos e métodos de comunicação utilizados pela empresa para com os seus parceiros, clientes e colaboradores. A análise dos dados obtidos possibilitou a identificação da situação-problema, e os passos seguintes de sugestão e recomendações, foram baseados em referencial teórico pertinente, visando proporcionar ações de melhoria no sistema de comunicação dessa empresa. As principais recomendações apresentadas foram: atender a necessidade de capacitação dos gestores em desenvolver uma cultura do diálogo, e realizar a avaliação continua do modo de uso dos recursos tecnológicos, para gerar informações e intensificar meios de comunicação eficazes aos serviços bancários prestados.
Abstract: The problem addressed in this article points out the importance of organizational communication as well as the main consequences when it is not well systematized within a company. We conducted a study of a banking services consulting company where communication problems are common, we focused on a branch situated in João Pessoa / PB. This article highlights the difficulties of this subsidiary, suggesting changes to the resolution of the failures detected in its communication system. Participant observation was adopted, identifying the communication resources and methods used by the company towards its partners, customers and employees. The analysis of the data collected allowed the identification of the situation-problem, and the next steps of suggestion and recommendations were based on pertinent theoretical references, aiming to provide improvement actions in the communication system of this company. The main recommendations were: to meet the need of enabling managers to develop a culture of dialogue and to carry out continuous evaluation of the use of technological resources, to generate information and to intensify effective means of communication to the banking services provided.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Comunicação empresarial
Diagnóstico organizacional
Consultoria de serviços bancários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4516
Data do documento: 1-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRMCE17072018.pdf553 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons