Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Sônia Lopes da-
dc.date.accessioned2018-07-18T12:13:55Z-
dc.date.available2018-07-11-
dc.date.available2018-07-18T12:13:55Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4528-
dc.description.abstractThe interpersonal relationships constituted in the school environment have a great influence on the learning and cognitive development of the student. In science education, these interactions are necessary to work on content so that the students participate in the classes through questioning, since it is a discipline where concepts are developed that are not always inserted in their reality. Therefore, the present work aims to analyze the teachers 'practices and the students' participation in science classes. Considering the general objective, we established as specific objectives: to observe the classes of the teachers of two public schools, with regard to the proposal of investigative / problematizing teaching; to identify the teachers 'conception regarding classroom interactions through questionnaires and to observe students' behavior in the aspect of interactions and participation in the classroom. The research was carried out in two public schools located in the city of Areia-PB with the classes of the 8th grade elementary school 2. We used as a data collection instrument a questionnaire applied with the two science teachers so that it was possible to know better the profile of the teachers analyzed, in addition, we collected data through observations of their classes, noting the important aspects for the analysis, such as: the teachers 'practices and the students' behavior regarding their methodologies. Thus, we could perceive with the analysis that the practices of the teachers analyzed do not promote the participation of the students in the classroom, their classes are conducted through the textbook where there is no problematization of scientific content that arouses the student's interest in practice research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by paulo silva (sitiojaq@bol.com.br) on 2018-07-18T12:13:55Z No. of bitstreams: 1 MSLS18072018.pdf: 694367 bytes, checksum: 5a087353705cd788a74a0eee724f5d89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T12:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSLS18072018.pdf: 694367 bytes, checksum: 5a087353705cd788a74a0eee724f5d89 (MD5) Previous issue date: 2018-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O PROBLEMA DA PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Maria Betania Sabino-
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Mário Luiz Farias-
dc.contributor.referee2Santos, Anita Leocádia Pereira dos-
dc.description.resumoAs relações interpessoais constituídas no ambiente escolar têm uma grande influência na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do aluno. No ensino de ciências, essas interações se fazem necessárias para trabalhar conteúdos de forma que os alunos participem das aulas através de questionamentos, uma vez que trata-se de uma disciplina onde são desenvolvidos conceitos que nem sempre estão inseridos em sua realidade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas dos professores e a participação dos alunos nas aulas de ciências. Considerando o objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: observar as aulas dos professores de duas escolas públicas, no que se refere á proposta de ensino investigativo/problematizador; identificar a concepção dos professores no que sobre às interações em sala de aula através de questionários e observar o comportamento dos alunos no aspecto das interações e participação em sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas localizadas no município de Areia-PB com as turmas do 8º ano de ensino fundamental 2. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um questionário aplicado com os dois professores de ciências para que fosse possível conhecer melhor o perfil dos professores analisados, além disso, coletamos dados por meio de observações das suas aulas, anotando os aspectos importantes para a análise, como: as práticas dos professores e o comportamento dos alunos diante as suas metodologias. Dessa forma, pudemos perceber com a análise, que as práticas dos professores analisados não promovem a participação dos alunos em sala de aula, suas aulas são conduzidas através do livro didático onde não há uma problematização dos conteúdos científicos que desperte o interesse do aluno à prática de investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Veterináriaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSLS18072018.pdf678,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.