Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Natália Cândido Da Cruz-
dc.date.accessioned2018-07-18T13:51:06Z-
dc.date.available2018-07-10-
dc.date.available2018-07-18T13:51:06Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4538-
dc.description.abstractThe present study has as main objective to understand the pedagogical practices of former teachers who taught between the decades of 1960-1990 through their memories, besides reflecting on the professional performance, and the teaching-learning processes of primary education. The study was carried out in the city of Areia-PB. As a theoretical basis, we support the view of theorists such as Arroyo (2011), Delgado (2009), Freud (1996), Gil (1991), Larrosa (2002), Martins (2007), Pimenta e Lima 1988), Zilberman (2005). This is a qualitative and descriptive / exploratory research, which used semi-structured interviews with six teachers who taught between the years of 1960 and 1990, where the technique of oral history was used. In this sense, memory was worked as a form of invocation of the past, since it is a capacity that we have to conserve and save the time that has gone, saving them from forgetting, remembering what has passed and will not return any more. Thus, in general, the results show that the teachers chose the teaching career so that they saw the Magisterium as a possible professional choice. In addition, in relation to practices, those that stand out are recurrent practices in the daily life of the child, such as songs and games that provide the student with pleasure in learning. However, in the challenges, the lack of pedagogical and structural materials in the classroom is highlighted in the classroom. It should be emphasized that the greatest difficulties of the profession highlighted by the participants are the professional devaluation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by paulo silva (sitiojaq@bol.com.br) on 2018-07-18T13:51:06Z No. of bitstreams: 1 NCCS18072018.pdf: 1680715 bytes, checksum: 3e1a31f8c5ebc45c53474c2e9ed3bb8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T13:51:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NCCS18072018.pdf: 1680715 bytes, checksum: 3e1a31f8c5ebc45c53474c2e9ed3bb8a (MD5) Previous issue date: 2018-07-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMemórias docentespt_BR
dc.subjectHistória da educação.pt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleRECONSTRUINDO AS PRÁTICAS DOCENTES DO SÉCULO XX: MEMÓRIAS DE ANTIGAS PROFESSORAS DO ENSINO PRIMÁRIO EM AREIA- PB (1960-1990)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Wilson José Felix-
dc.contributor.referee1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.referee2Dantas, Cauby-
dc.description.resumoO presente estudo tem como principal objetivo compreender as práticas pedagógicas de antigas professoras que lecionaram entre as décadas de 1960-1990 por meio de suas memórias, além de refletir sobre a atuação profissional, e os processos de ensino-aprendizagem do ensino primário. O estudo foi realizado no município de Areia-PB. Como fundamentação teórica nos amparamos na visão de teóricos como: Arroyo(2011), Delgado( 2009 ), Freud (1996), Gil(1991), Larrosa(2002), Martins (2007), Pimenta e Lima( 2004), Queiroz ( 1988), Zilberman (2005). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo/exploratório, que utilizou como instrumento entrevistas semi-estruturadas, feitas com 06 professoras que lecionaram entre os anos de 1960 a 1990, onde foi utilizada a técnica da história oral. Neste sentido, a memória foi trabalhada como forma de invocação do passado, já que se trata de uma capacidade que temos de conservar e guardar o tempo que se foi, salvando-os do esquecimento, da lembrança do que passou e que não retornará mais. Deste modo em linhas gerais os resultados apontam que as professoras optaram pela carreira docente de forma que viram o Magistério como uma escolha profissional possível. Além disso, em relação às práticas as que se destacam são práticas recorrentes ao cotidiano da criança, como músicas e brincadeiras proporcionando ao aluno prazer em aprender, contudo se destaca nos desafios a questão da falta de materiais pedagógicos e estruturais da sala de aula, é pertinente ressaltar que as maiores dificuldades da profissão destacadas pelas participantes são a desvalorização profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NCCS18072018.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.