Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Niedja Maria Gomes-
dc.date.accessioned2018-07-18T14:03:01Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-07-18T14:03:01Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4539-
dc.description.abstractThis work presents the textual genre opinion piece as a proposal for teaching and learning the Portuguese language, in order to discuss a pedagogical strategy geared to the use of language leaving herself, through a didactic sequence that points how to proceed Reading practice sand production of an opinion piece, considering its aspects, its purposes and e its support of ad serving. Finally, we will look at the written and rewritten the students to see whether they were able to understand the main textual elements found in argumentative texts studied. We understand that a proposal of this nature contributes effectively to the development of reading and writing skills, providing students the reflection of these modalities. This work was performed in a public school located in the city of João Pessoa, Paraíba, in an experience like a PIBID Portuguese Lyrics. From a sequencing of lessons- modules apprentices underwent gender readings practices opinion piece in recognition and support of information intended to text production, focusing on textual elements to its construction. Soon after, it was proposed to write activity and then to rewrite a learning evaluation through their own experiences. The analysis of the results obtained lead us to conclude that this pedagogical practice allows the student, as an agent of his own knowledge, develop their skills, to contribute effectively to their own learning as social practice. As theoretical reference, guide us in Dolz and Schneuwly (2004), (2006) depends and Koch (2011) and Ag (2004), authors who established the importance of the study of genres in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2018-07-18T14:03:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NMGS09062016.pdf: 4189294 bytes, checksum: 1f991fa91eacc8b7837cc5133626d5f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T14:03:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NMGS09062016.pdf: 4189294 bytes, checksum: 1f991fa91eacc8b7837cc5133626d5f4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectLeitura e produçãopt_BR
dc.subjectEscrita e reescritapt_BR
dc.titleEnsino de língua : sequência didática para o estudo do gênero textual artigo de opiniãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria das Graças Carvalho-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o gênero textual artigo de opinião como uma proposta de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, a fim de discutir uma estratégia pedagógica voltada ao uso da linguagem partindo dela mesma, através de uma sequência didática que aponta como proceder às práticas de leitura e produção de um artigo de opinião, considerando seus aspectos, suas finalidades e seu suporte de veiculação. Por fim, analisaremos as escritas e reescritas dos alunos para observar se conseguiram compreender os principais elementos textuais encontrados nos textos argumentativos estudados. Entendemos que uma proposta desta natureza contribui, de forma efetiva, para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, proporcionando ao aluno a reflexão dessas modalidades da língua. O presente trabalho foi realizado em uma escola de rede pública localizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba, em uma experiência como bolsista do PIBID Letras Português. A partir de uma sequenciação de aulas- módulos os aprendizes foram submetidos a práticas de leituras do gênero artigo de opinião como reconhecimento e suporte de informação para tencionar a produção textual, dando ênfase aos elementos textuais para sua construção. Logo depois, foi proposta a atividade de escrita e em seguida, a de reescrita para uma avaliação da aprendizagem através de suas próprias experiências. A análise dos resultados obtidos nos leva a concluir que essa prática pedagógica permite que o aluno, como agente de seu próprio conhecimento, desenvolva as suas habilidades, ao contribuir efetivamente para a sua própria aprendizagem como prática social. Como referencial teórico, nos pautamos em Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2006) e Koch (2011) e Antunes (2004), autores que consagraram a importância do estudo dos gêneros em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMGS09062016.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons