Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Daniel Berg Cirilo-
dc.date.accessioned2018-07-18T15:05:07Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-07-18T15:05:07Z-
dc.date.issued2013-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4541-
dc.description.abstractCe travail a eu comme objectif la recherche des approches pédagogiques de la musique dans l'enseignement du FLE- Français Langue Étrangère. En ce sens, nous avons effectué une analyse du méthode de FLE, Écho Méthode de Français, A1, A2, B1,v.1,B1v.2, B2, de tendance actionnelle afin de comprendre comment la musique est incluse et exploitée dans ce support. Cette étude vise à comprendre la place, la sélection et les activités proposées sur les musiques dans le manuel scolaire de langue étrangère. Les données indiquent que, bien qu'ils soient plus présents dans touts les volumes de la collection, les musiques sont encore largement utilisés comme pretexte pour travailler sur des questions de grammaire traditionnelle. Dans les manuels, ces musiques obéissent toujours à une fonctionnalité et les activités proposées n´ont pas, à priori, le but de mettre en valeur les spécificité de cette musique. Nos résultats montrent que l'existence de lacunes dans l'utilisation de la musique de la collection ne fait pas référence à l'absence de thème musical, mais à une exploitation pédagogique.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2018-07-18T15:05:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DBCA18072018.pdf: 9013986 bytes, checksum: a5181c67c2975b46a355b0fb73c54a20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T15:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DBCA18072018.pdf: 9013986 bytes, checksum: a5181c67c2975b46a355b0fb73c54a20 (MD5) Previous issue date: 2013-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDidática FLEpt_BR
dc.titleMúsica como estratégia de ensino de Fle no Livro Écho Méthode de Françaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Vinícius Fernando de Farias-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo, analisar as abordagens pedagógicas da música no ensino de FLE – Francês Lingua Estrangeira. Nesse sentido, foi realizada uma análise da coleção dos livros didáticos de FLE Écho Méthode de Français A1, A2, B1 vol.1, B1 vol. 2 e B2 de tendência acional para compreender como a música é incluída e trabalhada nesse suporte. Esse trabalho buscou analisar o lugar, a seleção e as propostas das atividades sobre a música no manual de línguas. Os dados indicam que, apesar de estarem presentes em todos os volumes da coleção, as músicas ainda são bastante utilizadas como pretexto para trabalhar questões de gramática tradicional. Nos livros didáticos analisados, esses textos obedecem sempre a uma funcionalidade e as atividades propostas não têm, a priori, a finalidade de valorizar suas especificidades. Os resultados desta pesquisa demonstram que a existência de lacunas quanto ao aproveitamento da música na coleção não se refere à ausência do tema musical, mas à descaracterização dessas músicas, motivada por uma proposta pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBCA18072018.pdf8,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons