Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Fátima dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T14:06:27Z | - |
dc.date.available | 2018-07-19 | - |
dc.date.available | 2018-07-19T14:06:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4549 | - |
dc.description.abstract | The present study analyzed the public school students' perceptions regarding the democratic management process and participation in decision making in educational institutions. How students shape and identify the management and the political process through the daily reality of these individuals. This is a contemporary theme of extreme relevance for the improvement of the process of teaching learning and for the process of democratization of education. Students should be prioritized in participatory processes at school, these are rights guaranteed by CF / 88, LDB / 96 and ECA. These rights were won through many struggles and it was not easy to implement participatory democratic management within schools. From the disciplines of supervised internships and the PIBID, there arose the disquiet with the theme. The first and second chapter presents a theoretical basis with several authors such as: LÜCK, (2004; 2006; 2007a; 2007b; 2008; 2009) LIBÂNEO, (2004) The work operated with a semi-structured questionnaire with exploratory and qualitative character, and sample was of 10 high school students from a public school in the city of Areia, PB, Brazil. In the answers it was verified that the students feel excluded from the decision-making process, participation is very restricted; there is no dialogue with management / management; there are no elections for the manager's choice and they also affirmed that it is authoritarian. They have shown an interest in being part of the decision making process, a fundamental process for the critical, citizen and human formation of the students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-19T14:06:27Z No. of bitstreams: 1 FSS19072018.pdf: 1144867 bytes, checksum: 8bdf749c0131abdd44cb961b99b93453 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-19T14:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSS19072018.pdf: 1144867 bytes, checksum: 8bdf749c0131abdd44cb961b99b93453 (MD5) Previous issue date: 2018-07-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Participação discente | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Gestão compartilhada | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Albino, Ângela Cristina Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Maria Betânia Sabino | - |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Wilson José Félix | - |
dc.description.resumo | O presente estudo analisou a percepção dos discentes do Ensino Médio da escola pública a respeito do processo de gestão democrática e a participação na tomada de decisão nas instituições de ensino. Como os alunos configuram e identificam a gestão e o processo político mediante a realidade cotidiana destes indivíduos. Este é um tema contemporâneo de extrema relevância para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e para o processo de democratização da educação. Os discentes devem ser priorizados nos processos participativos na escola, esses são direitos garantidos pela CF/88, LDB/96 e pelo ECA. Tais direitos foram conquistados através de muitas lutas e não foi e nem é nada fácil implantar a gestão democrática participativa dentro das escolas. A partir das disciplinas de estágio supervisionado e do PIBID, surgiu a inquietação com a temática. O primeiro e segundo capítulo traz um embasamento teórico com diversos autores como: LÜCK, (2004; 2006; 2007a; 2007b; 2008; 2009) LIBÂNEO,(2004) O trabalho operou com um questionário semiestruturado com caráter exploratório e qualitativo, e amostra foi de 10 alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Areia, PB, Brasil. Nas respostas verificou-se que os alunos sentem-se excluídos do processo de tomadas de decisão, a participação é muito restrita; há ausência de diálogos com a direção/ gestão; não há eleições para a escolha do gestor e ainda afirmaram que a mesma se dá de maneira autoritária. Demonstraram interesse em fazer parte das tomadas de decisão, processo este fundamental para a formação crítica, cidadã e humana dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Fundametais e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FSS19072018.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.