Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Jonas da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-19T14:19:39Z-
dc.date.available2018-07-19-
dc.date.available2018-07-19T14:19:39Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4550-
dc.description.abstractThe National High School Examination - ENEM as an evaluation policy is the theme addressed in this paper. As a fundamental question, we questioned whether the ENEM as an evaluation policy has influenced or not the teaching of biology, and how this has occurred. The established objectives proposed, and made it possible to analyze from the teaching voices, the positioning of these subjects as their meanings attributed to the issues raised. The research assumes a qualitative approach, because it seeks to reflect on the subjective field of the studied phenomena, examining testimonies that corroborate the initially founded hypotheses; as to the objectives, appropriated an explanatory character, since it sought to analyze, identify and interpret the factors that determine the influence of the ENEM in the biology curriculum. The study was carried out in two institutions of the public school system, in the municipality of Remígio-PB, and semi-structured questionnaires composed the instruments of data collection. The study articulates conceptual meanings of the curricular field, such as those proposed by authors who discuss the curriculum as a space of power, and construction of knowledge and identity, and a relational debate between curriculum and large scale evaluations. With regard to the particular aspects of large-scale evaluations, we seek to understand the conflicts around them and their possible influences in the educational field, and to deal with the political discussions in the field of curriculum, teaching and teaching, relating school and school subjects as by nature, in addition to dealing with aspects related to the autonomy of teachers. The analysis of the evaluation policy - ENEM, based on the official discourse and the meanings attributed by the teachers, allowed us to understand both sides of the policy in question, and given the contributions of the study, a reflection on the pedagogical praxis of the interviewees , the curriculum and the teaching of Biology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-19T14:19:39Z No. of bitstreams: 1 JSR19072018.pdf: 1122652 bytes, checksum: f22dea8a061c01538d0c893b9d2e927e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T14:19:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSR19072018.pdf: 1122652 bytes, checksum: f22dea8a061c01538d0c893b9d2e927e (MD5) Previous issue date: 2018-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO ENEM E SUAS MÚLTIPLAS INFLUÊNCIAS NO CURRÍCULO E ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.referee1Guimarães, Andréia de Sousa-
dc.contributor.referee2Santos, Anita Leocádia Pereira dos-
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM como política avaliativa é a temática abordada neste trabalho. Como indagação fundamental, questionamos se o ENEM enquanto política de avaliação tem influenciado ou não o ensino de Biologia, e de que forma isso tem ocorrido. Os objetivos estabelecidos propuseram, e possibilitaram analisar a partir das vozes docentes, o posicionamento desses sujeitos quanto as suas significações atribuídas as questões levantadas. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, por buscar refletir acerca do campo subjetivo dos fenômenos estudados, examinando depoimentos que corroborem as hipóteses inicialmente fundadas; quanto aos objetivos, apropriou-se de um caráter explicativo, pois buscou analisar, identificar e interpretar os fatores que determinam a influência do ENEM no currículo de Biologia. O estudo se deu em duas instituições da rede pública de ensino, no município de Remígio-PB, e questionários semi-estruturados compuseram os instrumentos de coletas de dados. O estudo articula significações conceituais do campo curricular, como os propostos por autores que discutem o currículo como espaço de poder, e construção de conhecimento e identidade, e de um debate relacional entre currículo e avaliações em larga escala. Com relação aos aspectos particulares das avaliações em larga escala, buscamos tecer entendimentos dos conflitos em torno delas, e suas possíveis influências no campo educacional, e tratar das discussões políticas no campo do currículo, do ensino e da docência, relacionando escola e sujeitos escolares como políticos por natureza, além de tratar de aspectos relacionados a autonomia principalmente dos docentes. A análise da política avaliativa – ENEM, a partir do discurso oficial e das significações que os docentes a atribuem, nos permitiu um entendimento das duas faces da política em questão, e dadas as contribuições do estudo, uma reflexão no tocante a práxis pedagógica dos entrevistados, do currículo e do ensino de Biologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSR19072018.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.