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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Italo Ramon Valentim da.-
dc.date.accessioned2013-10-02T13:12:30Z-
dc.date.available2013-10-02T13:12:30Z-
dc.date.issued2013-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/482-
dc.description.abstractThis monograph aims to present a study on the distribution of building materials stores in Remígio - PB. For better understanding of the topic was conducted literature, imagery, field research with observations of the place and collecting primary and secondary data. In possession of the material and with knowledge of the field it was observed that the older stores this segment are located in the central area near the Matrix, where the city originated; was also observed growth and recovery of urban area with the advent of subdivisions and housing projects, with the presence of new stores in these locations, which has implied the increase of sales of building materials. Other important issues raised relate to investments in such ventures: the housing projects are financed with funds from the Federal Government, as the new subdivisions and buildings are acquired with funds of Caixa Economica Federal, through financing, as well as people with their own resources that left the city to work in the South and Southeast and returned with capital to invest in property. Therefore, it was realized that a good management of commercial building materials, forward planning based on the needs of the population, ie the customers, it is essential, to prevent capital flight to other places, other point is important and urgent investment managers in technology, computerization and automation of shops, enables agility and control the movement of goods, with quick access to the database of all products offered.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2013-10-02T13:12:30Z No. of bitstreams: 1 IRVS02102013.pdf: 3380976 bytes, checksum: 36356a6576ed26150d3d9c4cffdb83c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-10-02T13:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRVS02102013.pdf: 3380976 bytes, checksum: 36356a6576ed26150d3d9c4cffdb83c7 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2013.-
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectExpansão urbanapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectUrban geography-
dc.subjectUrban expansion-
dc.subjectUrban development-
dc.subjectEconomic development-
dc.titleDistribuição das lojas de material de construção em Remígio - PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Sérgio Fernandes.-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem por objetivo apresentar um estudo realizado sobre a distribuição das lojas de materiais de construção em Remígio – PB. Para melhor entendimento do tema foi realizado levantamento bibliográfico, imagético, pesquisa de campo com observações do lugar e coletas de dados primários e secundários. De posse do material e com o conhecimento de campo, observou-se que as lojas mais antigas desse segmento ficam localizadas na área central próximo à Matriz onde a cidade teve origem; observou-se também um crescimento e valorização da área urbana com o surgimento dos loteamentos e conjuntos habitacionais, com a presença de novas lojas nesses locais, o que vem implicando no aquecimento das vendas de material de construção. Outros aspectos importantes levantados referem-se aos investimentos nesses empreendimentos: os conjuntos habitacionais são financiados com recursos do Governo Federal, já os loteamentos e as novas edificações são adquiridos com recursos da Caixa Econômica Federal, através dos financiamentos, como também com recursos próprios de pessoas que saíram da cidade para trabalhar no Sul e Sudeste e voltaram com capital para investir em imóveis. Portanto, percebeu-se que uma boa gestão dos estabelecimentos comerciais de material de construção, voltada para o planejamento com base nas necessidades da população, ou seja, dos clientes, torna-se imprescindível, para evitar a fuga de capital para outras localidades; outro ponto importante e de urgência é o investimento dos gestores em tecnologia, a informatização e automação das lojas, permite agilidade no atendimento e controle do movimento das mercadorias, com o acesso rápido ao banco de dados de todos os produtos oferecidos.-
dc.publisher.departmentGeociências-
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