Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/59Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Medeiros, Vivian Gouveia de. | - |
| dc.date.accessioned | 2012-10-02T12:12:32Z | - |
| dc.date.available | 2012-10-02T12:12:32Z | - |
| dc.date.issued | 2012-10-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/59 | - |
| dc.description.abstract | The debate propositura now systematized has for title the interactive blackboard: “An education technology in the geography teaching in the basic education" seeks to point the process of insert of new technologies and his/her impact. The work developed perpassa for subjects regarding the current context of the scientific technical knowledge, for the teaching-learning process, for the school atmosphere, while place where the social relationships are materialized and for the possibilities of dinamização of the geography teaching. The research for now presented had as methodological base a case study with teachers that teach the discipline geography in the basic teaching. Based in the literature revision on the new education technologies, changes in the methodological patterns before the new education technologies in the teaching of school geography and digital blackboard. The universe consisted of six teachers qualified for the use of that technology in the school in the geography classes in the basic teaching. Private schools were analyzed, once the inclusion of that new technology in the school atmosphere of the Public System of Teaching in the city of João Pessoa is still recent and he/she is in phase of the training of the teachers road Project Teacher Plugado through Proinfo. During the field works they took place semi-structured interviews structured with teachers of geography of the schools aiming at to bring different experiences and approaches of the geography teaching aided by the digital blackboard. As result was verified as didactic-pedagogic impacts of the use of the digital blackboard in the teaching of geography school study object: the time of teaching, the relationship text book and the digital blackboard, the relationship professes and student and the improvements of the process teaching-learning. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (dspace-adm@dci.ccsa.ufpb.br) on 2012-10-02T12:12:31Z No. of bitstreams: 1 VGM02102012.pdf: 946549 bytes, checksum: 164a710175d9e41de62171ef888d0bfa (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-10-02T12:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VGM02102012.pdf: 946549 bytes, checksum: 164a710175d9e41de62171ef888d0bfa (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, PB: 2011. | - |
| dc.subject | Lousa interativa | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da geografia | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias educacionais | - |
| dc.subject | Interactive blackboard | - |
| dc.subject | Geography teaching and learning | - |
| dc.subject | Educational technologies | - |
| dc.title | A lousa interativa: uma nova tecnologia no ensino de geografia na educação básica. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dantas, Avany Lúcia. | - |
| dc.description.resumo | A propositura de debate ora sistematizada tem por título “A lousa interativa: uma nova tecnologia educacional no ensino de geografia na educação básica” visa apontar o processo de inserção de novas tecnologias e seu impacto. O trabalho desenvolvido perpassa por questões referentes ao contexto atual do conhecimento técnico científico, pelo processo de ensino-aprendizagem, pelo ambiente escolar, enquanto lugar em que se materializam as relações sociais e pelas possibilidades de dinamização do ensino de geografia. A pesquisa ora apresentada teve como base metodológica um estudo de caso com professores que lecionam a disciplina geografia no ensino básico. Fundamentada na revisão de literatura sobre as novas tecnologias educacionais, mudanças nos padrões metodológicos diante das novas tecnologias educacionais no ensino de geografia escolar e lousa digital. O universo constou de seis professores capacitados para o uso dessa tecnologia na escola nas aulas de geografia no ensino básico. Foram analisadas escolas privadas, uma vez que a inclusão dessa nova tecnologia no ambiente escolar do Sistema Público de Ensino na cidade de João Pessoa ainda é recente e encontra-se em fase da capacitação dos professores via Projeto Professor Plugado através do Proinfo. Durante os trabalhos de campo realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com professores de geografia das escolas objetivando trazer diferentes experiências e abordagens do ensino de geografia auxiliado pela lousa digital. Como resultado constatou-se os impactos didático-pedagógicos do uso da lousa digital no ensino de geografia escolar tendo como objeto de estudo: o tempo de magistério, a relação livro didático e a lousa digital, a relação professo e aluno e as melhorias do processo ensino-aprendizagem. | - |
| dc.publisher.department | Geociências | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Geografia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VGM02102012.pdf | 924,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
