Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/621
Tipo: TCC
Título: Avaliação da viabilidade para implantação do setor de fracionamento de sangue no serviço de hemoterapia da maternidade Frei Damião no complexo de saúde Cruz das Armas, em João Pessoa-PB/BR.
Autor(es): Carvalho, Vitor de Brito.
Resumo: A hemoterapia é muito utilizada na assistência moderna à saúde, fazendo uso terapêutico do sangue: componentes (hemocomponentes) e derivados(hemoderivados). O fracionamento de sanguíneopermite que cada unidade de sangue doada seja dividida, por centrifugação, em componentes (concentrados de glóbulos vermelhos, plaquetas, de granulócitos, plasma fresco, crioprecipitado).Nesse trabalho de conclusão de curso foi estudado viabilidade da implantação do setor de fracionamento de sangue no serviço de hemoterapia da Maternidade Frei Damião(MFD) em João Pessoa – PB/BR. A MFD é considerada um hospital referência em neonatologia e possui o título de “amigo da criança”.Para avaliar a viabilidade, foi identificado e quantificado o número de transfusões realizadas pela agência transfusional durante o ano de dois mil e treze, também foi aplicado um questionário para determinar a satisfação e a opinião do corpo clínica com a proposta e por fim foi feito o levantamento de custos da implantação do setor de fracionamento. Durante o período escolhido de pesquisa 100% dos procedimentos transfusionais foram realizados com hemocomponentes. Apesar de apresentar um custo elevado o projeto se mostrou viável e bem aceito pelo corpo clinico.
Palavras-chave: Hemoterapia
Fracionamento
Hemocomponentes
Viabilidade
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/621
Data do documento: 22-Jul-2014
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBC22072014.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.