Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucena, Lindomar Barbosa de.-
dc.creatorLucena, Lindomar Barbosa de.-
dc.date.accessioned2014-08-04T19:28:09Z-
dc.date.available2014-08-04T19:28:09Z-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/644-
dc.description.abstractFirmed the importance of the textbook as a teaching tool in the classroom, and the strength he performs as disseminator of ideas and concepts aims of this research was to identify the reading that it brings about the issue, either through texts properly said, reading suggestions or pictures. Knowledge on Climate Change is still living in the field of uncertainty, so it will be exposed here to view the last two reports of the Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC (2001 and 2007), as well as the skeptical view. The general objective of the study is to identify the speech that the textbook Geography Project Araribá regarding the collection of the National Textbook - PNLD 2011 addresses on the theme Climate Change. To achieve the objectives the research was divided into four steps: 1) literature review, 2) election of the collection to be investigated, 3) conducting a brief description of textbooks collection elected Araribá Project, supported by theoretical work Miller (2008) as well as discussion of the content displayed on the same through the interpretation of the data obtained in the previous steps beyond the analysis of the books through the criteria of Pontuschka (2007) and finally the fourth stage were established criteria for identification of (s) address (s) of the books still based on the work of Miller (2008) through the analysis frame containing seven questions with objective answers directed to the four books in the collection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2014-08-04T19:28:09Z No. of bitstreams: 1 LBL04082014.pdf: 1947079 bytes, checksum: d27b1b4a2d2d3c4a37e63ffe3c4f50cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-04T19:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LBL04082014.pdf: 1947079 bytes, checksum: d27b1b4a2d2d3c4a37e63ffe3c4f50cd (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2013.-
dc.subjectClimatologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem da geografiapt_BR
dc.subjectProjeto araribápt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectClimatology-
dc.subjectGeography teaching and learning-
dc.subjectProject Araribá-
dc.subjectClimate changes-
dc.titleO discurso das mudanças climáticas globais abordadas nos livros didáticos de Geografia da Coleção Projeto Araribá.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Marcelo de Oliveira.-
dc.description.resumoFirmada na importância do livro didático enquanto ferramenta pedagógica dentro da sala de aula, e na força que este exerce enquanto disseminador de ideias e conceitos pretende-se com esta pesquisa, identificar a leitura que o mesmo traz acerca do tema, seja através de textos propriamente ditos, sugestões de leitura ou de imagens. O conhecimento sobre as Mudanças Climáticas ainda habita no campo da incerteza, por isso, será exposta aqui a visão dos dois últimos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC (2001 e 2007), bem como a visão cética. O objetivo geral do trabalho é identificar o discurso que o livro didático de Geografia referente a coleção Projeto Araribá do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 aborda sobre a temática Mudanças Climáticas. Para alcançar os objetivos a pesquisa foi dividida em quatro etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) eleição da coleção a ser investigada; 3) realização de uma breve descrição dos livros didáticos da coleção eleita, Projeto Araribá, tendo como suporte teórico o trabalho de Miller (2008) bem como a discussão do conteúdo exposto nos mesmos por meio da interpretação dos dados alcançados nas etapas anteriores além da análise dos livros através dos critérios da Pontuschka (2007) e por fim na quarta etapa foram estabelecidos os critérios para a identificação do(s) discurso(s) dos livros ainda com base no trabalho de Miller (2008) através do quadro de análise que contém sete questões com respostas objetivas direcionadas aos quatro livros da coleção.-
dc.publisher.departmentGeociências-
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBL04082014.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.