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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/668
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Estéfanny Dhesirée Paredes.-
dc.date.accessioned2014-08-07T17:53:29Z-
dc.date.available2014-08-07T17:53:29Z-
dc.date.issued2014-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/668-
dc.description.abstractTambaú is a very peculiar neighborhood because its urban development: it emerged as a fishing village, raised to summer neighborhood and nowadays is one of the most noble neighborhoods in João Pessoa, having a commercial, residential and touristic dynamic. This modification was possible because the public transportation evolution, mainly buses, which allowed great vehicle traffic between downtown and summer neighborhoods after building of President Epitácio Pessoa Avenue. This act allowed occupation of Tambaú gradually. Because of this, urban mobility in Tambaú became extremely important and the urban buses planning system inside it became a great way to confirm its fast urban development. According this way, this paper aimed in building a WEBGIS (Geographic Information System to web) through I3GEO (Integrated Interface to Internet of Geoprocessing toolkits), to help public management in the urban buses planning system in Tambaú, providing a taking decisions environment through analysis, generated by this WEBGIS. This research produced vetorial archives and tables which helped in asking issues from users, in an objective way, providing more efficient information related to this system through spatialization. As results, this paper provided the creation of this WEBGIS, presenting many ways to user get information through topologic and attributes queries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2014-08-07T17:53:29Z No. of bitstreams: 1 EDPP07082014.pdf: 2960242 bytes, checksum: bfb9506556f6ecac00280d29de388035 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-07T17:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDPP07082014.pdf: 2960242 bytes, checksum: bfb9506556f6ecac00280d29de388035 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2014.-
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectSigwebpt_BR
dc.subjectTransportes públicospt_BR
dc.subjectUrban development-
dc.subjectUrban planning-
dc.subjectSigweb-
dc.subjectPublic transport-
dc.titleAnálise espacial do sistema de ônibus urbanos mediante uma plataforma SIGWEB: estudo de caso do bairro de Tambaú, João Pessoa - PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Richard Marques.-
dc.contributor.advisor2Calado, Eliana Alda de Freitas.-
dc.description.resumoTambaú é um bairro muito peculiar no que diz respeito ao seu desenvolvimento urbano: surgiu como vila de pescadores, passou à condição de bairro de veraneio e atualmente é um dos bairros mais nobres de João Pessoa, possuindo uma dinâmica comercial, residencial e turística. Esta modificação foi possível graças à evolução dos transportes públicos, principalmente aos ônibus, que com a construção da Avenida Presidente Epitácio Pessoa possibilitou o tráfego maior de veículos entre o centro da cidade e os bairros praieiros e desta forma proporcionou a ocupação dos mesmos aos poucos. Com isto, a mobilidade urbana em Tambaú tornou-se extremamente importante, e o planejamento do sistema de ônibus urbanos dentro do bairro tornou-se fundamental para que ele possa sustentar o resultado do seu desenvolvimento urbano. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar um SIGWEB (Sistema de Informações Geográficas em ambiente web), através da plataforma I3GEO (Interface Integrada Para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento), com o intuito de ajudar a gestão pública no planejamento do sistema de ônibus urbanos em Tambaú, propondo um ambiente de tomada de decisões a partir das análises geradas por tal SIGWEB. O estudo produziu arquivos vetoriais e tabelas que contribuíram para que os questionamentos dos usuários fossem respondidos de maneira clara e objetiva, proporcionando uma informação mais eficiente em relação ao sistema através da espacialização. Como resultados tem-se a criação do próprio sistema, apresentando as várias formas de como o usuário pode obter suas informações a partir de consultas topológicas e por atributos.-
dc.publisher.departmentGeociências-
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