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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Camila Ribeiro-
dc.date.accessioned2014-08-15T19:36:37Z-
dc.date.available2014-08-15T19:36:37Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/721-
dc.description.provenanceSubmitted by Kleber Costa (kleber.telecom@gmail.com) on 2014-08-15T19:36:37Z No. of bitstreams: 1 CRS15082014.pdf: 762964 bytes, checksum: 4f4d48c2335fd9e784277c8e7d4a15d7 (MD5)en
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dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2014.-
dc.subjectPesquisa estatísticapt_BR
dc.subjectModelo de regressão Betapt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.titleModelagem da taxa de analfabetismo no estado da Paraíba via modelo de Regressão Betapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Tatiene Correia de.-
dc.description.resumoO analfabetismo se constitui em um dos mais fundamentais problemas da sociedade brasileira e, consequentemente, é um dos temas mais debatidos quando se discutem políticas sociais. A taxa de analfabetismo é um índice que há muito desafia os brasileiros, estando presente há muito tempo na sociedade. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda, defendeu FREIRE (1979). As taxas de analfabetismo no Brasil, normalmente tratadas dentro do universo de números e metas, deveriam, segundo especialistas em educação, ser também analisadas dentro da área de política social e econômica, já que a população considerada analfabeta _e a mesma que sofre de outros problemas que afligem o país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, no Brasil são aproximadamente 14 milhões de analfabetos. A maior parte se encontra na região Nordeste, em municípios com até 50 mil habitantes, na população com mais de 15 anos, entre negros e pardos e na zona rural. No Estado da Paraíba, não saber ler nem escrever é a realidade vivida por cerca de 21,6% dos paraibanos com 15 anos ou mais, afirma o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Segundo os dados, a Paraíba é o terceiro Estado do país com o maior índice de analfabetos e ocupa a terceira posição, entre as unidades da Federação, com a menor média de anos de estudo. Neste contexto, ajustamos um modelo de regressão beta FERRARI & CRIBARI-NETO (2004) com o intuito de explicar a taxa de analfabetismo no Estado da Paraíba. Diferentemente do modelo de regressão linear, o modelo de regressão beta possui aplicabilidade na modelagem de variáveis do tipo taxas ou proporções. O mesmo proporciona uma maior flexibilidade para a modelagem, fornecendo estimativas mais precisas, quando se trata de dados no intervalo (0,1).-
dc.publisher.departmentEstatística-
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