Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Elias Rodrigues.-
dc.date.accessioned2014-09-22T17:22:22Z-
dc.date.available2014-09-22T17:22:22Z-
dc.date.issued2014-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/766-
dc.description.abstractThis work aims to verify how the calculus is presented in high school in the state schools of the city of Campina Grande that are part of the PROEMI. Within this context, the textbook Matemática – Contexto e Aplicações - vol III, used in the third grade of secondary education of these schools, was analyzed following, mainly, the ideas proposed by Geraldo Avila in your articles to the Revista do Professor de Matemática. Initially, the theory of Avila was organized in three main points, presentation of the concepts of Calculus during the three years of high school, working in conjunction with other sciences, especially with physics, and constant interaction between the concepts of limits, differential calculus and integrals with other mathematical concepts, primarily functions and analytical geometry. A chronological resume is designed to show how it developed teaching Calculus in Brazil until today, trying to establish what went wrong and how the study of this subject is important now in face of the increasing technological and scientific development of contemporary society. Also, the PROEMI is described observing their legal framework and its potential in order to make any changes to the high school curriculum. Still in the workflow, the importance of the textbook for the math teacher is discussed, as well as the politics that aims to manage and ensure the existence of this teaching resource for students of public education. As a last point, It was analyzed the eighth chapter of the aforesaid work and arrive at the conclusion that the treatment given to the subject is superficial and the theme is presented in a synthesized form, so the book is not suited to the profile of calculus teaching suggested by Ávila.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2014-09-22T17:22:21Z No. of bitstreams: 1 ERS22092014.pdf: 1483868 bytes, checksum: 23e44c963e559cb96e3d59888fd81f4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-22T17:22:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERS22092014.pdf: 1483868 bytes, checksum: 23e44c963e559cb96e3d59888fd81f4e (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCampina Grande, PB, 2013.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectCalculation-
dc.titleCálculo no ensino médio: análise do livro didático utilizado nas escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande que fazem parte do Proemi.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ângelo, Cristiane Borges.-
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de verificar como o Cálculo é apresentado no Ensino Médio nas Escolas Estaduais da cidade de Campina Grande que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). Dentro deste contexto, o livro didático Matemática – Contexto e Aplicações – Volume III, utilizado na terceira série do Ensino Médio das referidas escolas, foi analisado seguindo-se principalmente as ideias propostas por Geraldo Ávila em seus artigos para a Revista do Professor de Matemática. Inicialmente, a teoria de Ávila foi organizada em três pontos principais, apresentação dos conceitos de Cálculo durante os três anos de Ensino Médio, trabalho em conjunto com outras ciências, sobretudo com a Física e interação constante, entre os conceitos de limites, derivadas e integrais com outros conceitos matemáticos, principalmente Funções e a Geometria Analítica como um todo. Um resumo cronológico foi elaborado para mostrar como se desenvolveu o ensino de Cálculo no Brasil até os dias atuais, tentando estabelecer o que houve de errado e o quanto o estudo desse assunto é importante atualmente diante do crescente desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade contemporânea. Também, o PROEMI é descrito observando-se sua estrutura legal e o seu potencial no sentido de se efetuar alguma mudança curricular para o Ensino Médio. Ainda no desenvolvimento, a importância do livro didático para o professor de Matemática é discutido, como também, as ações políticas que tem como objetivo gerenciar e garantir a existência deste recurso didático aos alunos deste nível de ensino. Em um último momento, foi analisado o capítulo oito da obra supracitada e chega-se a conclusão que o tratamento dado ao assunto é superficial e a temática é apresentada de forma sintetizada, portanto, o livro não está adequado ao perfil de ensino do Cálculo sugerido por Ávila.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERS22092014.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.