Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/771Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Farias, Marli Costa de. | - |
| dc.date.accessioned | 2014-09-22T18:23:13Z | - |
| dc.date.available | 2014-09-22T18:23:13Z | - |
| dc.date.issued | 2014-09-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/771 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed to analyze the knowledge that mathematics teachers of elementary school (6th to 9th year) public school in the city of Cabaceiras - PB have about the use of technological resources. We take as a basis for theoretical studies Borba &Penteado (2003), Ponte (2000) and Mercado (2002) regarding the use of technology in the mathematics classroom. Therefore, the study was the central steps preparation and application of a questionnaire in order to investigate the knowledge of mathematics teachers have about the use of technological resources in the classroom, as well as identify the difficulties encountered by them in relation to use of technologies. Since the methodology used in this work is a qualitative research, where the result of it directly depends on its participants. The analysis of data collected from the questionnaire, in general, showed that all teachers recognize the importance, for example, the use of a calculator, computer, internet and software, for the teaching and learning of mathematics, however, teachers have difficulties to use them in the classroom, because they had in basic training or vocational training and the opportunity to deal with the technologies as teaching methodology. The teachers are not prepared to work in this new technological reality, they do not feel prepared to diversify classes and relate the syllabus with the reality experienced by the students. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Kleber Costa (kleber.telecom@gmail.com) on 2014-09-22T18:23:13Z No. of bitstreams: 1 MCF22092014.pdf: 1582461 bytes, checksum: 00b8ee7fc0795cfe36f4215e2f36fe47 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-09-22T18:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCF22092014.pdf: 1582461 bytes, checksum: 00b8ee7fc0795cfe36f4215e2f36fe47 (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Cabaceiras, PB, 2013. | - |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Recursos tecnológicos em matemática | pt_BR |
| dc.subject | Teaching and learning mathematics | - |
| dc.subject | Technological resources in mathematics | - |
| dc.title | Conhecimento que o professor de matemática da educação básica da cidade de Cabaceiras – PB tem acerca do uso de recursos tecnológicos. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Maria da Conceição Alves. | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como principal objetivo analisar o conhecimento que professores de Matemática do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) da escola pública da cidade de Cabaceiras – PB têm sobre o uso de recursos tecnológicos. Tomamos como base para o referencial teórico os estudos de Borba & Penteado (2003), Ponte (2000) e Mercado (2002) no que se refere ao uso da tecnologia na sala de aula de Matemática. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elaboração e aplicação de um questionário com a finalidade de investigar o conhecimento dos professores de Matemática tem acerca da utilização de recursos tecnológicos na sala de aula, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao uso das tecnologias. Sendo que a metodologia usada neste trabalho se constitui em uma pesquisa qualitativa, onde o resultado da mesma depende diretamente dos seus participantes. A análise dos dados coletados do questionário, de modo geral, mostrou que todos os professores reconhecem a importância, por exemplo, do uso da calculadora, computador, internet e softwares, para o ensino e aprendizagem da Matemática, no entanto, os professores têm dificuldades de utilizá-los em sala de aula, pois não tiveram na formação básica e nem na formação profissional a oportunidade de lidar com as tecnologias como metodologia de ensino. Os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica, eles não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCF22092014.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
