Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Magna Tatiana Albuquerque do.-
dc.date.accessioned2014-09-22T20:11:03Z-
dc.date.available2014-09-22T20:11:03Z-
dc.date.issued2014-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/777-
dc.description.abstractResearch on the use of the calculator in the classroom, as an example, Jungle & Borba (2010) show that it is important to know the calculator, learn to handle it and use it to check results, but also use the calculator to observe regularities and reflect on mathematical concepts. Thus, this study is based on qualitative research literature and aimed to examine the proposition activities with collection of calculators in mathematics of elementary school (6th to 9th year) adopted in the city of Cabaceiras - PB. Used as a research collection "The Conquest of mathematics." In this collection we analyzed the activities involving the calculator, and after the data obtained in the analysis, we find that the collection brings some meaningful activities, for example, the exploitation of some keyboard keys, solve numeric expressions using the memory keys, and calculate the root square, we also observed that the collection does not have the teacher's manual no recommendation on how the calculator should be used, and this contributes to these activities are not used in the classroom by the teacher during the school year. Despite the limitations, the collection offers possibilities for activities with the calculator, but it is necessary that the teacher knows research on the use of the calculator in the classroom, so you can make this machine a learning of their students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2014-09-22T20:11:03Z No. of bitstreams: 1 MTAN22092014.pdf: 1675661 bytes, checksum: e1e6e15c0c58985389023795445df800 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-22T20:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MTAN22092014.pdf: 1675661 bytes, checksum: e1e6e15c0c58985389023795445df800 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCabaceiras, PB, 2013.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didático de matemáticapt_BR
dc.subjectUso da calculadorapt_BR
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectTextbook the mathematic-
dc.subjectUsing the calculator-
dc.titleO uso de calculadora no ensino de matemática: uma análise na coleção de livros didáticos mais adotados na cidade de Cabaceiras–PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Maria da Conceição Alves.-
dc.description.resumoAs pesquisas sobre o uso da calculadora em sala de aula, como exemplo, Selva & Borba (2010) mostram que é importante conhecer a calculadora, saber manuseá-la e usá-la para conferir resultados, mas também usar a calculadora para observar regularidades e refletir sobre conceitos matemáticos. Desta forma, este trabalho baseia-se na pesquisa qualitativa bibliográfica e teve por objetivo analisar a proposição de atividades com calculadoras na coleção de Matemática do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) adotados na cidade de Cabaceiras – PB. Utilizamos como objeto de pesquisa a coleção “A Conquista da Matemática”. Nessa coleção foram analisadas as atividades envolvendo a calculadora, e após os dados obtidos na análise, verificamos que a coleção traz algumas atividades significativas, por exemplo, a exploração de algumas teclas do teclado, resolver expressões numéricas utilizando as teclas de memória, e calcular raiz quadrada, observamos também que a coleção não apresenta no manual do professor nenhuma recomendação de como a calculadora deve ser utilizada, e isso contribui, para que essas atividades não sejam utilizadas em sala de aula pelo professor durante o ano letivo. Apesar das limitações, a coleção oferece possibilidades de atividades com a calculadora, mas é necessário que o professor conheça pesquisas sobre o uso da calculadora em sala de aula, para que possa fazer dessa máquina um instrumento de aprendizado dos seus alunos.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTAN22092014.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.