Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/9
Tipo: TCC
Título: A importância do lúdico no ensino de matemática: uma amostra da concepção de professores do ensino fundamental II na cidade de Pombal-PB.
Autor(es): Figueredo, Milene da Silva.
Primeiro Orientador: Silva, Antônio Sales da.
Resumo: A competitividade cada vez mais acirrada no mercado proveniente dos efeitos da globalização exige dos professores uma busca constante por especialização a fim de acompanhar esse processo e poder formar melhor os alunos. A matemática é uma disciplina que exige muito daqueles que dela necessitam e por esta razão nem sempre é bem aceita pelos alunos, tendo como consequência baixos índices de desempenho. O lúdico é uma nova proposta pedagógica, não muito utilizada ainda, que tem por objetivo a busca de quebra de paradigma nas aulas, ou seja, com o lúdico busca-se apresentar a matemática com auxilio de jogos e brincadeiras que estimulem o raciocínio, o desempenho, a habilidade de interpretar do aprendiz. A necessidade de novas propostas de estudos científicos que tratem do assunto é o que está nas base do objetivo deste trabalho. Este trabalho visa analisar a concepção de educadores do ENSINO FUNDAMENTAL II em escolas da cidade de Pombal – PB sobre a importância do lúdico para o ensino da matemática. Com o propósito de fornecer subsídios necessários para acréscimo de contribuições acerca do estudo em tela, a pesquisa é classificada como qualitativa, bibliográfica, descritiva e de campo. Buscou-se para o alcance do objetivo um roteiro de entrevistas semi-estruturadas com docentes do ENSINO FUNDAMENTAL II entre escolas publicas, estaduais e municipais, e particulares de Pombal – PB. Diante do pesquisado foi possível verificar a necessidade de mudanças de metodologia de ensino, pois a atividade lúdica é pouco explorada devido a fatores externos de administração como ausência de planejamento, de meios e instrumentos de trabalho. Sugerimos, para pesquisas posteriores, alavancar o universo do lúdico com outras disciplinas, assim como realizar um estudo comparativo com outras séries entre as escolas do município e ainda uma avaliação com a aplicação do lúdico com docentes e discentes a fim de confrontar os resultados.
Abstract: The increasingly fierce competition in the market from the effects of globalization requires of teachers a constant search for expertise to monitor this process and be able to train students better. Mathematics is the discipline that requires a lot of those who need it and for this reason is not always well accepted by students as a result of having low levels of performance. The play is a new educational proposal, not yet well known, which aims to search for paradigm shift in the classes, ie, the playfulness is the proposal to provide assistance with the mathematics of games and activities that stimulate thinking, performance, the ability to interpret the learner. Given the need for new proposals for scientific studies that address the issue that arose is the purpose of this study aims to analyze the design of the Elementary II educators in the city of Pombal - PB on the importance of play for the teaching of mathematics. With the purpose of providing necessary support for increased contributions on the study in the search screen is classified as being qualitative, literature, descriptive and field. We tried to reach the goal a script semi-structured interviews with teachers of fundamental II between the public schools, private and municipal municipality of Pombal - PB and researched before it was possible to verify the need for changes in teaching methodology, because actual playing is little explored due to external factors such as lack of management planning, resources and tools. It is suggested for future research will leverage the universe of play and with other disciplines as well as perform a comparative study with other series between the local schools and also evaluated the applicability of the ludicrous with teachers and students to compare the results.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática
Jogos e recreações matemáticas
Atividades lúdicas
Teaching and learning mathematics
Mathematics games and recreations
Play activities
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/9
Data do documento: 8-Ago-2012
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSF08082012.pdf864,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.