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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Juliana Lucena Vilar-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:48:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:19Z-
dc.date.available2009-10-14-
dc.date.available2018-07-20T23:38:19Z-
dc.date.issued2008-09-03-
dc.identifier.citationDANTAS, Juliana Lucena Vilar. O perfil acadêmico dos docentes da pós-graduação stricto sensu dos Cursos de Administração no Brasil. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3785-
dc.description.abstractThis academic job has the purpose to describe the profile of professors on the post graduation courses - strict sensu, especially in the field of business administration in Brazil. The survey was made by exploratory research, descriptive research, and analysis of documents. The resumes lattes of professors, which work at forty four education institutions that offer post-graduation courses strict sensu, were analyzed by Author. The Author collected directly information from web site of CNPq in connection of platform lattes. The area explored by the research was integrated by six hundred fifty nine professors which have done available their resumes in the referred platform. For the discussion of collected information, the statistic s program ssp version 15.0 was used. Also, descriptive statistics of frequency, percentile, average, were focused in the sample that was studied by Author. Comparisons in the research have showed that the majority of professors have their background education in the area of business, followed by economy and psychology. In addition, it was clear that the Southeast region of Brazil has the concentration of those courses and, consequently, the professors too; these differences in Brazil are the result of social issues that has been a target since seventies years. Also, most of people in Brazil who attend in the undergraduate, graduated, extension courses, have chosen Brazilian institutions. In the development of scientific research made by professors in Brazil there are not deep discrepancies. The Brazilian post graduation always has been connected to the public sector of education, although there are some exceptions, for example: Pontifícia Universidade Católica and Fundação Getúlio Vargas.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:48:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 669375 bytes, checksum: d0ecd49d237c931016959a184fbbdfbd (MD5) Previous issue date: 2008-09-03eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPerfilpor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectProfileeng
dc.subjectProfessorseng
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectBrazileng
dc.titleO perfil acadêmico dos docentes da pós-graduação stricto sensu dos Cursos de Administração no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Walmir Rufino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9651013453946543por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3046043515253137por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo traçar o perfil acadêmico dos docentes da pósgraduação stricto sensu dos cursos de administração no Brasil. A pesquisa caracterizou-se na forma de pesquisa exploratória, descritiva e documental, onde foram analisados os currículos lattes dos docentes que integram os quadros de funcionários das quarenta e quatro instituições de ensino que oferecem o curso de pós-graduação stricto sensu em administração. Os dados foram coletados pela autora do estudo diretamente através do site do CNPq junto à plataforma lattes. O universo da pesquisa foi composto pelos 659 docentes que dispuseram seus curriculuns sobre a referida plataforma. Para discussão dos dados foi utilizado o programa estatístico spss versão 15.0. Foram utilizadas estatísticas descritivas de freqüência, percentual, média e desvio-padrão, a fim de caracterizar a amostra estudada. A tabulação dos dados mostrou que a formação básica dos professores apresentou, uma predominância pelo curso de administração, seguido dos cursos de economia e psicologia. Ficou claro também, que a região Sudeste é a que concentra o maior número de cursos e, consequentemente, de docentes, essas diferenças regionais são percebidas como uma desigualdade iníqua pela sociedade brasileira e tem sido alvo de políticas desde os anos 70, mas ainda não conseguiram reverter esse quadro. No que diz respeito à escolha das universidades para a realização da formação acadêmica, da graduação ao doutorado, as instituições brasileiras foram as mais procuradas. Quanto à produção científica dos docentes, pode-se considerar que não existem discrepâncias significativas em relação às suas linhas de pesquisa. A pósgraduação brasileira stricto sensu sempre esteve confinada ao setor público, salvo algumas exceções, como é o caso das Pontifícias Universidades Católicas e da Fundação Getúlio Vargas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15948/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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