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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Carol Serrano de Andrade-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:48:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:16Z-
dc.date.available2013-02-04-
dc.date.available2018-07-20T23:38:16Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationMAIA, Carol Serrano de Andrade. Impactos da precarização do trabalho sobre professores de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3815-
dc.description.abstractThe objective of this research is to study the impacts of precariousness of work in graduate faculty members at Federal University of Paraíba. In order to achieve this goal, the following points were defined as specific objectives of this work: a) to know the perception of teachers about institutional changes which affected their work; b) to describe the nature and central characteristics of the faculty s work and how it was changed due to institutional modifications which resulted in an increasing precariousness of work; c) to analyze the impacts of institutional changes in overwork, extended hours and demanded functional flexibility for teachers. This work was based on themes such as: capitalism crisis, precariousness of work, higher education reform and precariousness of faculty s work. About methodology, it was applied the interpretative paradigm with a qualitative approach and the chosen method was a case study. The research was done with seven graduate faculty members of UFPB (one of them is ADUFPB president) by interviews with a semi- structure guide. The interviews were recorded and the transcription was subdivided in three categories to be analyzed: the ideology of institutional changes in faculty s work; the precariousness of work in higher education and the worker suffering. The results of this research indicate that the graduate faculty members were overloaded because they have many different obligations. Therefore, they compromise their leisure time as well as family moments and resting time. Moreover, it was noticed that the pressure on publishing implicates a competition environment in graduate programs and repeated publications as there are innumerous requirements and teachers have to engage themselves in others activities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:48:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 530866 bytes, checksum: d29772eddc831afd7433526de062e98d (MD5) Previous issue date: 2012-08-31eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPrecarização do trabalhopor
dc.subjectProfessores de pós-graduaçãopor
dc.subjectPolivalência funcionalpor
dc.subjectPrecariousness workeng
dc.subjectGraduate facultyeng
dc.subjectFunctional flexibilityeng
dc.titleImpactos da precarização do trabalho sobre professores de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíbapor
dc.title.alternativeImpacts of precariousness of work in graduate´s faculty members of Federal University of Paraíba.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Márcia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9197781025561438por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9681165119262861por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é estudar os impactos da precarização do trabalho nos docentes de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Visando a alcançar esta meta, foram definidos como objetivos específicos: a) conhecer a percepção dos docentes acerca das mudanças institucionais que afetaram seu trabalho; b) descrever a natureza e as características centrais da realização do trabalho docente e como ele foi alterado com as mudanças institucionais que acarretaram maior precarização do trabalho; c) analisar os impactos das mudanças institucionais na sobrecarga de trabalho, nas jornadas estendidas, na polivalência funcional demandada ao trabalho docente. Este trabalho fundamentou-se em temas como: crise do capitalismo, precarização do trabalho, reforma do ensino superior e a precarização do trabalho docente. Quanto ao caminho metodológico, foi empregado o paradigma interpretativo, com a utilização de uma abordagem qualitativa, sendo escolhido, como método, o estudo de caso. Tal pesquisa foi realizada com sete professores de Pós-Graduação da UFPB (um deles presidente da ADUFB), a partir de um roteiro semiestruturado, por meio de entrevistas gravadas cuja transcrição permitiu dividir três categorias para análise: a ideologia das mudanças institucionais na atividade docente; a precarização do trabalho no ensino superior e o sofrimento no trabalho. Os resultados da pesquisa indicam que os professores de pós-graduação estão sobrecarregados, pois têm de realizar atividades bastante diversificadas. Para tanto, comprometem momentos de lazer, momentos com a família, horas de descanso. Além disso, percebeu-se como a pressão por publicações tem gerado um clima competitivo nos programas e uma repetição de publicações, por serem as exigências muito altas e terem os professores outras atividades para desempenhar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16043/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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