Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Thaís de Matos Barbosa Nunes-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:48:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:55Z-
dc.date.available2013-02-04-
dc.date.available2018-07-20T23:38:55Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationMORAIS, Thaís de Matos Barbosa Nunes. A religião e a religiosidade e os seus impactos no comportamento ético do consumidor.. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3816-
dc.description.abstractThe present work has as objective to analyse how religion/religiosity, as well as its impacts, and how those constructs can generate reactions positive or negatives ones in consumers behaviour. It is also being observed if there is a possible interrelation between the consumers behaviour and their decision process. To acquire those information, a quantitative approach was adopted as a methodological procedure, through the application of a structured survey with people from João Pessoa whose objective was to verify their behaviour as well as their perception of action illegality. The survey was organized in a two-leved model: in the first level, they were asked to answer questions about religion/religiosity; and in the second level, they answered questions about consumption and ethics. The sample for this study was of 194 respondents from survey face to face and internet. Overall, the tested hypotheses were partially valid showing a distorted speech between ethical and real consumption, with religion/religiousness being a non-totally determinant during the ethical consumption decision. It was concluded that although ethical consumption discourse fills the collective imagination up, there is a considerable discrepancy between the ethical discourse and its practice while related to the consumption practices in Brazil.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:48:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1526331 bytes, checksum: 5ce177a02dd45604415a7e48c3f35833 (MD5) Previous issue date: 2012-08-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1526331 bytes, checksum: 5ce177a02dd45604415a7e48c3f35833 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2042 bytes, checksum: a643dd3eba58c9feec30bfab17185378 (MD5) Previous issue date: 2012-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectConsumer Behavioureng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectReligion and religiosityeng
dc.subjectReligião e religiosidade-
dc.titleA religião e a religiosidade e os seus impactos no comportamento ético do consumidor.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111463992232077por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a religião e a religiosidade, assim como os seus impactos, e como estes podem gerar reações positivas ou negativas no comportamento do consumidor. Ainda será observado se há uma inter-relação existente neste comportamento e ações no processo de tomada de decisão de consumo. Para a obtenção dessas informações, adotou-se como procedimento metodológico uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário estruturado com pessoas da cidade de João Pessoa com o intuito de se verificar esse comportamento, bem como a sua percepção de ilegalidade da ação. Os questionários foram organizados em dois níveis: no primeiro, perguntas sobre aspectos religiosos; e no segundo momento, perguntas de caráter ético e moral. A amostra para esse estudo foi de 194 respondentes, distribuídos entre questionários aplicados pessoalmente e pela internet. De maneira geral, as hipóteses testadas se comportaram como parcialmente válidas, evidenciando-se um discurso distorcido entre um consumo ético e responsável e o real consumo, sendo a religião um fator não totalmente determinante na tomada de ações éticas de consumo. Conclui-se, então, que, apesar do discurso ético de consumo permear o imaginário coletivo, há uma discrepância considerável entre o discurso ético e a prática quando relacionada às práticas de consumo no Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18033/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.