Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Raissa de Azevedo-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:49:00Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:18Z-
dc.date.available2014-01-30-
dc.date.available2018-07-20T23:38:18Z-
dc.date.issued2013-02-18-
dc.identifier.citationBARBOSA, Raissa de Azevedo. Etratégias de inovação à luz da visão baseada em recursos: um estudo da Embrapa.. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3826-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the characteristics of innovation strategies adopted by Embrapa, from the perspective of resource-based view. Therefore, as the methodological procedures, were adopted the interpretive paradigm, the qualitative approach, the descriptive study and the method used was the case study. The company studied was Embrapa and between their units were selected six. For the procedure of data collection were used primary and secondary data, direct observation and a set of interviews applied to twelve subjects. The analysis was based on the interpretation of interview transcripts and institutional documents and divided into categories. The categories were previously selected and based on the three specific objectives: to identify the innovation strategies adopted by Embrapa; investigate what resources and capabilities are exploited by Embrapa that enable the development of innovation strategies identified, and; evaluate resources and capabilities that have potential to generate sustainable competitive advantages. As a result, it was possible to identify thirteen different types of innovation strategy, but the offensive strategies of innovation and partnership were considered preponderant at Embrapa. The human, physical and technological resources were indicated as the most used to support the strategies identified. Finally, in the last specific goal, eight features could be considered strategic because they have gone through VRIO model, considered thus as valuable, rare, hard to imitate and explored by the organization: bank assets, genetic resources, the 47 units, geographical dispersion, qualification of employees, release technologies, reputation and positive image of Embrapa. It was concluded that it is possible to implement satisfactorily, into a single enterprise, different types of innovation strategies, even with conflicting characteristics. Furthermore, it became clear in the analysis the lack of knowledge and the difficulty of identifying the resources and capabilities of the company, by employees interviewed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:49:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotal.pdf: 2469347 bytes, checksum: 0f09cd68d7b187cb3b07a7239749c940 (MD5) Previous issue date: 2013-02-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArquivoTotal.pdf: 2469347 bytes, checksum: 0f09cd68d7b187cb3b07a7239749c940 (MD5) ArquivoTotal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-02-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEstratégias de inovação - Embrapapor
dc.subjectModelo VRIOpor
dc.subjectInnovation Strategieseng
dc.subjectResource-based vieweng
dc.subjectEmbrapaeng
dc.titleEstratégias de inovação à luz da visão baseada em recursos: um estudo da EMBRAPApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, André Gustavo Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894844400984964por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5353374904676963por
dc.description.resumoA Organização das Nações Unidas (UNU) afirma que a população mundial deve chegar a 9 bilhões em 38 anos, de forma que a necessidade de aumento da produção de alimentos será de aproximadamente 60%. O Brasil, devido ao seu desempenho no agronegócio, é apontado como um país capaz de oferecer 50% dessa nova demanda (BORTOLIN, 2012). O crescente sucesso e aumento do prestígio do agronegócio brasileiro se devem a algumas características conquistadas, como uma alta produtividade, alto grau de competitividade e o uso de tecnologia (STEFANO, 2001). Mas, por se inserir em um mercado cujo ambiente é incerto, devido à competitividade internacional, políticas econômicas de negócios e assimetria de informação (PADILHA, et al. 2010), a criação e adoção de estratégias de inovação assumem papéis de destaque na busca por vantagem competitiva. Ao estudar as estratégias de inovação e os recursos e capacidades que as sustentam, os resultados da pesquisa poderão trazer benefícios tanto para as empresas de agronegócio que já as utilizam quanto para aquelas que pretendem utilizar. Estes benefícios se justificam a partir do momento que os resultados buscarão explicitar quais são as estratégias de inovação encontradas, bem como quais são os recursos e capacidades que a empresa possui e que suportam as respectivas estratégias. Portanto, o objetivo de estudo é analisar as características das estratégias de inovação adotadas pela EMBRAPA, sob a perspectiva da RBV.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16048/ArquivoTotal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquivoTotal.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.