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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3828
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Fabiana Gama de-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:49:00Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:11Z-
dc.date.available2014-03-10-
dc.date.available2018-07-20T23:38:11Z-
dc.date.issued2013-11-25-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Fabiana Gama de. Satisfação e apego das pessoas ao lugar de residência: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares.. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3828-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the relationship between resident s place satisfaction, place attachment and perceived quality of life. The study is situated under place marketing s umbrella, which is an area of marketing studies that has been explored by research conducted mainly from the 2010s. A preliminary analysis of previous studies showed that focus of place marketing has lied predominantly on applying traditional marketing tools to places, seeking to attract visitors, investors and new residents, with little emphasis on residents. This justifies our focus on residents. From the literature review, we propose a model of relationships between the constructs, empirically tested using structural equation modeling on a sample of residents from the cities of João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, and its surrounding cities, in the state of Paraíba. Along with proposing a model, we have also tested and proposed as cale to measure place satisfaction since existing scales turned out to be insufficient for our purposes. Hypothesis were confirmed, presenting place satisfaction and place attachment as predictors of perceived quality of life; a place satisfaction scale is developed and proposed; and specific factors contributing to overall place satisfaction were identified. The research makes a contribution to the field in that it explores a marketing view focused on resident s interests, offers in formation that can assist place managers over elements that shape residents perceived quality of life,and proposes a scale for measuring place satisfaction.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:49:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalFabiana.pdf: 1740834 bytes, checksum: d764ab5ccbdbbee88f3d653848bca4be (MD5) Previous issue date: 2013-11-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArquivoTotal.pdf: 1740834 bytes, checksum: d764ab5ccbdbbee88f3d653848bca4be (MD5) ArquivoTotal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-11-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectPlace marketingeng
dc.subjectResidentseng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.titleSatisfação e apego das pessoas ao lugar de residência: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220350209399153por
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. O estudo se insere, disciplinarmente, no campo de marketing de lugares, que é uma área de estudos de marketing que vem sendo explorada por pesquisas realizadas principalmente a partir da década de 2010. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar, já que as escalas existentes na literatura se mostraram insuficientes para os nossos propósitos. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar. A pesquisa contribui para a área na medida em que explora uma visão de marketing de lugares voltada para o interesse do residente, oferece informações que podem auxiliar os gestores de lugares sobre os elementos que influenciam na formação da percepção de qualidade de vida pelos residentes de um lugar e propõe uma métrica para o construto satisfação com o lugar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15991/ArquivoTotal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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