Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueira, Rebeca Formiga-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:49:05Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:26Z-
dc.date.available2014-05-27-
dc.date.available2018-07-20T23:38:26Z-
dc.date.issued2013-04-29-
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Rebeca Formiga. Devo, não nego, pago quando puder: uma análise acerca dos fatores condicionantes no comportamento do consumidor endividado.. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3837-
dc.description.abstractMarketing and society studies aiming to better comprehend consumer debt are of quite relevance as they effectively contribute to public policy making within regulatory agencies of credit, and also to consumer protection agencies that focus on financial consumer protection. In order to encourage research in this field, the objective of this study consisted on analyzing debt constraint factors. Accordingly, a theoretical framework was presented and a structural model of debt propensity, along with its antecedents found in the literature, specially the international one, was elaborated. Attitude towards money, attitude towards credit card, self control, compulsive buying, impulsive buying and debt propensity were the constructs analyzed in this research. As being a quantitative study, descriptive statistical analysis, psychometric analysis and multivariate analysis of structural equation modeling (SEM) were performed. The study s sample was constituted by 301 respondents, questionnaires were administered online using googledocs and its disclosure was made through e-mailing and social networks. Results show that there is a direct relation between self control and impulsive buying, and that power-prestige pursuit influence compulsive buying. The hypothesis concerning the direct influence of credit card attitude and consumer debt propensity was accepted. A need for marketing actions aiming to comprehend and help consumers to better understand credit card usage and rules was identified.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2269181 bytes, checksum: 676702988c655fe2734f820bfea4d737 (MD5) Previous issue date: 2013-04-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 2269181 bytes, checksum: 676702988c655fe2734f820bfea4d737 (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2104 bytes, checksum: c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f (MD5) Previous issue date: 2013-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarketing e sociedadepor
dc.subjectEndividamento do consumidorpor
dc.subjectCartão de créditopor
dc.subjectMarketing and societyeng
dc.subjectConsumer debteng
dc.subjectCredit cardeng
dc.titleDevo, não nego, pago quando puder: uma análise acerca dos fatores condicionantes no comportamento do consumidor endividado.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Rita de Cássia de Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210649927174422por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442875658950607por
dc.description.resumoEstudos de marketing e sociedade com a finalidade de compreender melhor a questão do endividamento do consumidor mostram-se bastante relevante, na medida em que contribuem efetivamente no planejamento de ações por meio das agências reguladoras de crédito, bem como dos órgãos relativos à defesa do consumidor que visem à conservação financeira do consumidor. Com o intuito de fomentar pesquisas deste gênero, o objetivo deste trabalho consistiu analisar os fatores condicionantes do endividamento. Para tanto, foi apresentado um referencial teórico e elaborado um modelo estrutural de propensão ao endividamento do consumidor mediante alguns antecedentes dispostos na literatura, em especial, internacional. Os construtos que fizeram parte desta pesquisa foram: atitude frente ao dinheiro, atitude com cartão de crédito, autocontrole, compra compulsiva, compra impulsiva e a propensão ao endividamento. Por se tratar de uma pesquisa de cunho quantitativo, procedeu-se a análise estatística descritiva, análise psicométrica e a análise multivariada de modelagem de equações estruturais (SEM). A amostra da pesquisa foi de 301 respondentes, com aplicação na internet por meio da plataforma googledocs e divulgação através de e-mails e redes sociais. Os resultados apontaram uma relação direta entre o autocontrole e a compra por impulso, bem como igualmente a busca por poder e prestígio influência à compra compulsiva. Verificou-se a aceitação da hipótese que trata da influência direta da atitude com cartão de crédito na propensão ao endividamento do consumidor. Indica-se a necessidade das ações de marketing voltadas a compreender e auxiliar os consumidores quanto ao uso e regulamentos do cartão de crédito.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15974/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.