Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Adriana de Fatima Valente-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:49:06Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:27Z-
dc.date.available2014-05-29-
dc.date.available2018-07-20T23:38:27Z-
dc.date.issued2013-03-04-
dc.identifier.citationBASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841-
dc.description.abstractThe central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1152474 bytes, checksum: 26700a7c34b11ab01884eb96bde9f8b1 (MD5) Previous issue date: 2013-03-04eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1152474 bytes, checksum: 26700a7c34b11ab01884eb96bde9f8b1 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3347 bytes, checksum: adcb6072dacf416583aa907cc396399f (MD5) Previous issue date: 2013-03-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarketing socialpor
dc.subjectConsumo de bebidaspor
dc.subjectPredisposição dos jovenspor
dc.subjectSocial Marketingeng
dc.subjectAlcoholic beverage consumptioneng
dc.titleConsumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357114538395863por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema central o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, tratado sob a perspectiva do marketing social. A pesquisa é justificada por analisar o consumidor, como um agente que gera desequilíbrios no sistema de troca decorrentes do consumo excessivo de álcool na juventude. Esta indicação tem como consequência imediata a ampliação da visão do marketing enquanto atividade ou conhecimento, pois passa a ser compreendida como uma área orientada para equilibrar o sistema. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores condicionantes da predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, mensurar e levantar hipóteses com base em uma proposta de modelo teórico. Para isso foi desenvolvido uma revisão de literatura elencando os potenciais construtos que influenciariam os jovens a consumirem bebidas. Para viabilizar a operacionalização da pesquisa empírica, foram aplicados 322 questionários, com jovens entre 18 e 30 anos, com aplicação presencial na cidade de João Pessoa. De maneira geral, os resultados indicaram que a referência social (familiares e amigos), sociabilidade e satisfação pessoal influenciam na predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, não tendo sido observada influência de outros elementos como risco percebido, estigmatização social e sensação de autoconfiança no contexto de análise do estudo. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, bem como as limitações e recomendações de futuras pesquisas na temática em questão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16051/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.