Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Joab Menezes de-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:49:11Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:39Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.available2018-07-20T23:38:39Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Joab Menezes de. Valoração contingente de melhorias em mobilidade urbana no município de João Pessoa-PB. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3852-
dc.description.abstractThe government's offer for urban mobility has been focused on providing fluidity to private vehicles, which have higher costs to the environment and human health, while public transport has been neglected to low quality of services and inefficiency. The purpose of this research was to estimate the Willingness to Pay (WTP) for the benefits resulting from improvements in urban mobility through a hypothetical market: supply transport arrangements BRT and LRT. This study sought to fill the absence of economic parameters related to the benefits from improvements in mobility, coupled with the prospect of Marketing in the public interest. In this research, with a descriptive character, it was applied a survey for the feasibility of contingent valuation method for environmental or public goods, whose data allowed to estimate the average amount paid per household and the total value the good and its benefits have for the residents of João Pessoa. The sample of 854 questionnaires administered in the field and online indicated, by a model estimated by beta regression, a value of R$ 47.84 paid through a surcharge on the Brazilian property tax (IPTU), a high value which represents 18% of average paid in 2012 . The total value of the good was estimated at R$ 10.2 million, close to the tax of waste collection raised in 2011, which means that the population is aware of the benefits to be gained, although this amount was limited by the lack of trust in the management of public resources and protest votes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:49:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1383319 bytes, checksum: 8e230d379bae996554049d30f522759d (MD5) Previous issue date: 2014-02-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1383319 bytes, checksum: 8e230d379bae996554049d30f522759d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarketing no Interesse Públicopor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectValoração Contingentepor
dc.subjectMarketing in the Public Interesteng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectContingent Valuationeng
dc.titleValoração contingente de melhorias em mobilidade urbana no município de João Pessoa-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, José Carlos de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549548560499543por
dc.contributor.advisor-co1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109400784661803por
dc.description.resumoA oferta governamental para a mobilidade urbana tem sido focada em propiciar fluidez aos veículos particulares, que possuem maiores custos ao meio ambiente e à saúde humana, enquanto que os transportes públicos têm sido relegados à baixa qualidade dos serviços e ineficiência. O propósito desta pesquisa foi estimar a Disposição a Pagar (DAP) pelos benefícios decorrentes de melhorias em mobilidade urbana, através de um mercado hipotético: a oferta das modalidades de transporte BRT e VLT. Este trabalho buscou suprir ausência de parâmetros econômicos relacionados aos benefícios provenientes de melhorias na mobilidade, aliado à perspectiva do Marketing em favor do interesse público. Nesta pesquisa, de caráter descritivo, foi aplicado um survey para a viabilização do método de valoração contingente de bens públicos ou ambientais, cujos dados possibilitaram estimar o valor médio pago por residência e o valor total que o bem e seus benefícios têm para os moradores de João Pessoa. A amostra de 854 questionários, aplicados em campo e online, indicou, através de um modelo estimado por meio da regressão beta, um valor de R$ 47,84 pagos através de um adicional no IPTU, um valor elevado, que representa 18% da média paga em 2012. O valor total do bem foi estimado em R$ 10,2 milhões, montante próximo ao arrecadado pela TCR em 2011, o que significa que a população está ciente dos benefícios a serem adquiridos, apesar desta quantia ter sido limitado pela falta de confiança na gestão dos recursos públicos e votos de protesto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16090/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.