Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Ionara Saraí Ferreira Nóbrega-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:49:12Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:35Z-
dc.date.available2014-09-09-
dc.date.available2018-07-20T23:38:35Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.citationDINIZ, Ionara Saraí Ferreira Nóbrega. Limitações digitais em adolescentes: um estudo sob a perspectiva da teoria da vulnerabilidade do consumidor. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3854-
dc.description.abstractThis study aims to analyze digital limitations based on the consumer vulnerability theory, especially in adolescent consumers, in order to verify the level of vulnerability originated from digital limitations that are typical of this transition period in their lives. For that purpose, the consumer vulnerability model and the tridimensional digital limitations model were investigated, focusing on elaborating a conceptual model for this research and for substantiating the relationship between digital limitations and vulnerability. As a qualitative research, the methodological procedures used were interviews and observational videography as a complementary technique. In this means, the combination of the speeches about technology consumption and vulnerability experiences were combined with the observed consumption situations captured in this research. Fifteen adolescents were interviewed, amongst them, five college students, five public school students, and five from private schools, for analyzing possible divergences on technology use, through content analysis. From the samples, nine individuals were accompanied when accessing and using information technology. Interview and dialogue transcriptions were basis for the following dimensions, with the support of the research conceptual model: vulnerability, cognitive-informational limitation, behavioral limitation, accessibility limitation and teenagers. Results indicate that vulnerability experiences occur when the adolescents are more fragile, thus for their lack of experience in consuming. Besides, digital limitations, along with social influence are key factors in aggravating vulnerability in the virtual context. By all means, the adolescents from the sample presented response strategies for these situations such as adaptation and conformation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T14:49:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1553028 bytes, checksum: d576015886f0d544b4c3df75d7c7e356 (MD5) Previous issue date: 2013-12-06eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1553028 bytes, checksum: d576015886f0d544b4c3df75d7c7e356 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-12-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLimitações digitaispor
dc.subjectVulnerabilidade do consumidorpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectDigital limitationseng
dc.subjectConsumer vulnerabilityeng
dc.subjectAdolescentseng
dc.titleLimitações digitais em adolescentes: um estudo sob a perspectiva da teoria da vulnerabilidade do consumidorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Rita de Cássia de Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210649927174422por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728737252453858por
dc.description.resumoO presente estudo possui o objetivo de analisar as limitações digitais à luz da teoria da vulnerabilidade do consumidor, em especial do consumidor adolescente no intuito de verificar a vulnerabilidade oriunda das limitações digitais nesse período de transição dos indivíduos. Para isto, foram estudados os modelos de vulnerabilidade do consumidor e o modelo tridimensional de limitações digitais tendo como foco a elaboração do modelo conceitual desta pesquisa e a fundamentação da relação entre limitações digitais e a vulnerabilidade. Por ser uma pesquisa qualitativa, nos procedimentos metodológicos utilizou-se as entrevistas individuais, como técnica principal e videografia observacional, de maneira complementar. Assim, a combinação dos discursos sobre o consumo relativo às tecnologias e as experiências de vulnerabilidade, com as observações das situações de consumo vivenciadas foram captadas. Foram entrevistados quinze adolescentes, entre estes, cinco universitários, cinco estudantes de escola pública e cinco de escolas particulares, a fim de averiguar possíveis diferenças no uso das tecnologias por meio da análise do conteúdo. Destes, nove foram acompanhados no acesso e uso das tecnologias de informação. As transcrições das entrevistas e diálogos dos adolescentes foram bases para as seguintes dimensões, com apoio no modelo conceitual da pesquisa: vulnerabilidade, limitação cognitivo-informacional, limitação comportamental, limitação de acesso e adolescentes. Os resultados da pesquisa indicam que experiências de vulnerabilidade ocorrem na medida em que os adolescentes são mais frágeis, até mesmo pela falta de experiência como consumidor. Além disso, as limitações digitais, juntamente com a influência social são fatores determinantes no agravamento da situação de vulnerabilidade no contexto virtual. De todo modo, os adolescentes apresentaram estratégias de respostas a estas situações como adaptação e conformação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16074/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.