Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3883
Tipo: | Dissertação |
Título: | Em todos os desenhos coloridos vou estar... as artes visuais na educação infantil municipal de João Pessoa/PB |
Autor(es): | Sousa, Idália Beatriz Lins de |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Erinaldo Alves do |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo conhecer como os professores formados na Licenciatura em Educação Artística, da UFPB, concebem e praticam as Artes Visuais nos Centros de Referência em Educação Infantil CREIs do município de João Pessoa/PB. O estudo foi fundamentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e na Resolução 009/2006, por serem, respectivamente, uma diretriz oficial nacional, e uma municipal, bem como em alguns estudos acadêmicos sobre o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, envolvendo cinco professores de Artes Visuais e o mesmo número de CREIs, do município de João Pessoa/PB. Usou-se um questionário para coletar dados sobre o perfil pessoal e profissional e uma pesquisa de campo para observar a atuação docente em Artes Visuais nos CREIs. Os docentes apresentam um perfil jovem e são, na maioria, do sexo feminino. Demonstram comprometimento com a prática profissional e almejam complementar a formação acadêmica. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas de ensino em Artes Visuais, que dialogam com os referenciais oficiais e com alguns estudos acadêmicos, contudo, algumas ações e pensamentos persistem, apresentando aspectos do passado, como as visões de ensino de arte como atividade e como sensibilidade. |
Abstract: | This work investigated how teachers with major in Art Education from UFPB conceive and practice Visual Arts in the CREIs (Reference Centers in Child Education, from the Portuguese Centros de Referência em Educação Infantil ) in João Pessoa/PB. The study was grounded on the National Curricular Referential for Child Education, as well as on the Resolution 009/2006, because they are, respectively, national and municipal official policies. This study is a qualitative research in the form of case study, which comprehends five teachers and five CREIs in the city of João Pessoa/PB. A questionnaire was used to collect data regarding professional and personal profiles, and a field research was carried out to observe the teaching practices in Visual Arts in the CREIs. The teachers profile is young and mostly female. They demonstrated to be committed with their professional practice and willing to complement their academic development. The research detected that some of the conceptions and practices of Visual Arts teaching dialog with the official references and academic studies. However, a few actions and thoughts persist to be old-fashioned, regarding the understanding of art teaching as activity and sensibility. |
Palavras-chave: | Artes visuais Educação infantil Concepções e práticas docentes Visual arts Child education Teaching conceptions and practices |
CNPq: | ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Citação: | SOUSA, Idália Beatriz Lins de. Em todos os desenhos coloridos vou estar... as artes visuais na educação infantil municipal de João Pessoa/PB. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3883 |
Data do documento: | 21-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.