Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Adriana Carla de-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:18:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:39:42Z-
dc.date.available2012-12-05-
dc.date.available2018-07-20T23:39:42Z-
dc.date.issued2012-09-12-
dc.identifier.citationAQUINO, Adriana Carla de. CONFAEB e suas concepções em processo de 2001 a 2010. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3885-
dc.description.abstractThis dissertation titled "CONFAEB and Its concepts in process from 2001 to 2010" aims to analyze the concepts discussed in the Congress of the Federation / Art Educators of Brazil - CONFAEB - in the period from 2001 to 2010. The period of analysis was thus established by the systematic occurrence of congress and the systematic presence of the researcher to congress occurred during this decade. Conceptions are in the process because they are discussed from different perspectives and in different conferences Federation / Art Educators of Brazil - FAEB. The data collection instruments were used in this thesis documentary research (the annals from 2001 to 2010 and the official program of CONFAEBs), the questionnaire, structured interview the coordinators of CONFAEBs conducted between 2001 and 2010. Discourse Analysis (ORLANDI, 1999) allowed us to understand the concepts of Art Education and the concepts that guide CONFAEBs 2001 to 2010. The instruments of data collection and the analysis of this material, organized mainly in the form of analytical tables were possible to discern the concepts implied in the speech utterance in CONFABs in the period surveyed. However the analysis of semi-structured interviews enabled realize that there is a gap between the concepts of implicit and explicit in the documents resulting from CONFAEBs and may conclude on the need to expand the research to deepen the themes addressed in Congress to broaden the understanding of the thinking of art / Brazilian educators tied to FAEB.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1164115 bytes, checksum: 5d6943fac3984fbb7ff1b21b1761650f (MD5) Previous issue date: 2012-09-12eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 1164115 bytes, checksum: 5d6943fac3984fbb7ff1b21b1761650f (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 1965 bytes, checksum: be6a69e80570f72d45abd556bd6c973c (MD5) Previous issue date: 2012-09-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCONFAEBpor
dc.subjectFAEBpor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectArte na Educaçãopor
dc.subjectCONFAEBeng
dc.subjectFAEBeng
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectArt in Educationeng
dc.titleCONFAEB e suas concepções em processo de 2001 a 2010por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Sebastião Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1320978727805667por
dc.contributor.advisor-co1Wilner, Renata-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703938202970878por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916221486820133por
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada de CONFAEB e Suas Concepções em Processo de 2001 a 2010 tem como objetivo analisar as concepções discutidas nos Congressos da Federação de Arte/Educadores do Brasil CONFAEB realizados no período de 2001 a 2010. O período de análise foi assim estabelecido pela ocorrência sistemática dos congressos e pela presença sistemática da pesquisadora aos congressos ocorridos durante essa década. São concepções em processo porque elas são discutidas em diferentes perspectivas e nos diversos congressos da Federação de Arte/Educadores do Brasil FAEB. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta dissertação foram a pesquisa documental (os anais de 2001 a 2010 e a programação oficial dos CONFAEBs), o questionário, a entrevista semiestruturada aos coordenadores dos CONFAEBs realizados entre 2001 e 2010. A Análise de Discurso (ORLANDI, 1999) possibilitou a compreensão das concepções da Arte na Educação e das concepções que norteiam os CONFAEBs de 2001 a 2010. Pelos instrumentos de coleta de dados e pela análise desse material, principalmente organizado em forma de quadros analíticos foi possível discernir as concepções implícitas no discurso enunciado nos CONFABs no período pesquisado. No entanto a análise das entrevistas semiestruturadas possibilitou perceber que há um distanciamento entre as concepções implícitas e explícitas nos documentos decorrentes dos CONFAEBs, podendo concluir sobre a necessidade de ampliar a pesquisa para aprofundar as temáticas tratadas nos congressos a fim de ampliar a compreensão do pensamento dos arte/educadores brasileiros vinculados à FAEB.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtes Visuaispor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16263/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.