Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeles, Sílvia Maria Brandão-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:18:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:39:44Z-
dc.date.available2014-05-28-
dc.date.available2018-07-20T23:39:44Z-
dc.date.issued2013-07-18-
dc.identifier.citationTELES, Sílvia Maria Brandão. José Cláudio da Silva: um resgate do trabalho desenvolvido durante as atividades do Atelier Coletivo - 1952 a 1957.. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3892-
dc.description.abstractThe consolidation of modern aesthetics in the city of Recife, Pernambuco State, occurred through discussions and positions on the ideas proposed by modernism, had been discussed earlier the same week of 1922. Research and studies conducted by sociologist Gilberto Freyre, since the early 1920s, proposed a gaze directed to the artistic aspects more regional valorize local characteristics. In contrast, the journalist Joaquim Inojosa brought questions that reinforced the acceptance of the modernist ideal start in Sao Paulo. Such discussions lasted for decades to come, influencing artists and intellectuals. Our work aims to investigate the production of artist José Cláudio, specifically between the years 1952 to 1957, during the term of a common work, called Atelier Collective, extension of the Society of Modern Art in Recife - space, where such reflections were being discussed. The research develops from a redemption of primary sources such as documents the artist, semi-structured interviews with him and some artists who were present at that time. The production of José Cláudio period highlighted was identified and cataloged, and analytical reading based on historical events, proposed by historian Michael Baxandall concludes our work. We observed that the work of José Cláudio presents a path marked by the achievement of his artistic identity, allowing it to several challenging experiences and conflicting, individual and collective.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5087346 bytes, checksum: 0c2a32bb243b5c4761110708f98728a0 (MD5) Previous issue date: 2013-07-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:39:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5087346 bytes, checksum: 0c2a32bb243b5c4761110708f98728a0 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3113 bytes, checksum: 74f6d2f74dff52f366659ffc19679169 (MD5) Previous issue date: 2013-07-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJosé Cláudiopor
dc.subjectAtelier Coletivopor
dc.subjectProdução Artísticapor
dc.subjectJosé Cláudioeng
dc.subjectAtelier Collectiveeng
dc.subjectArtistic Productioneng
dc.titleJosé Cláudio da Silva: um resgate do trabalho desenvolvido durante as atividades do Atelier Coletivo - 1952 a 1957.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pekala., Madalena de Fátima Zaccara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876676115790550por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344747459736550por
dc.description.resumoO processo de consolidação da estética moderna na cidade do Recife e no Estado de Pernambuco, ocorrido por meio de discussões e posicionamentos acerca das ideias propostas pelo modernismo, vinha sendo discutido antes mesmo da semana de 1922. Pesquisas e estudos realizados pelo sociólogo Gilberto Freyre, desde o início da década de 1920, propuseram um olhar direcionado para aspectos artísticos mais regionais que valorizassem as características locais. Em contrapartida, o jornalista Joaquim Inojosa trouxe questionamentos que reforçavam a aceitação do ideal modernista iniciado em São Paulo. Tais discussões perduraram nas décadas seguintes, influenciando artistas e intelectuais. O nosso trabalho se propõe a investigar a produção do artista José Cláudio, especificamente entre os anos de 1952 a 1957, durante a vigência de um espaço comum de trabalho, denominado Atelier Coletivo, extensão da Sociedade de Arte Moderna do Recife espaço, onde tais reflexões vinham sendo discutidas. A investigação desenvolve-se a partir de um resgate de fontes primárias, tais como documentos do artista, entrevistas semiestruturadas realizadas com ele e com alguns artistas que estiveram presentes naquele período. A produção de José Cláudio do período destacado foi identificada e catalogada, e uma leitura analítica baseada em acontecimentos históricos, proposta pelo historiador Michael Baxandall, finaliza o nosso trabalho. Observamos que a obra de José Cláudio apresenta um caminho marcado pela conquista de sua identidade artística, se permitindo à várias experiências desafiadoras e conflitantes, coletivas e individuais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtes Visuaispor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16268/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.