Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Diego Gomes-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:18:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:39:47Z-
dc.date.available2014-07-17-
dc.date.available2018-07-20T23:39:47Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Diego Gomes. Entre o último suspiro de Lampião, devaneios da estiagem e o Conto do Pé de Feijão: a poética nordestina na animação brasileira. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3894-
dc.description.abstractThis paper aims at analyzying comparatively some aspects of the Mise-en-scène in three contemporaneous national animations focused on the Northesstern theme: "Até o Sol Raiá" (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), "Josué e o pé de macaxeira" (Dir.: Diogo Viegas, 2009) and "Three little birds" (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). Through the Mass media distribution of Euro-American culture animations disseminated through its cultural industry, we have incorporated technical And stylistic standards saturated By means of production techniques, character design, gags and film editing. The short movies analyzed in this paper show the character of the outlaw and rural workers, Featured in of the contemporary film industry, known as the figure of the Cangaceiro and Countryside folklore, and a Whole poetics expressed through the representation of habits customs, beliefs and artistic-cultural manifestations explored in the visual elements of scenography and costumes. Through an analysis of its formal elements and narrative resources, we seek to understand what meanings are deployed by these animations that somehow not only incorporate into Its creative process the hegemonic paradigms of global animation, but mainly the "season" the social regional context, highlighting our political and social problems, values, emotions, artistic expression and poetic.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7257561 bytes, checksum: 4befdda8d21445c6019773afc5b4c6d8 (MD5) Previous issue date: 2013-02-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7257561 bytes, checksum: 4befdda8d21445c6019773afc5b4c6d8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAnimação brasileirapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectCenário nordestinopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectBrazilian animationeng
dc.subjectArteng
dc.subjectNortheastern sceneeng
dc.subjectMovieeng
dc.subjectDesigneng
dc.titleEntre o último suspiro de Lampião, devaneios da estiagem e o Conto do Pé de Feijão: a poética nordestina na animação brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gomes, João de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464714009394722por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234745582916934por
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar comparativamente alguns aspectos de Mise-en-scène de três animações nacionais contemporâneas realizadas com o foco na temática nordestina: Até o sol raiá (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), Josué e o Pé de macaxeira (Dir.: Diogo Viegas, 2009) e Three Little Birds (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). (Mediante a massificação da cultura euro-americana através de suas animações disseminadas pela indústria cultural, temos incorporado padrões técnicos e estilísticos saturados por meio de técnicas de produção, design de personagens, gags e montagem cinematográfica. Os curtas-metragens analisados neste trabalho apresentam a personagem do fora da lei e do trabalhador rural, característicos do cinema nacional contemporâneo, conhecidos como a figura do cangaceiro e do sertanejo folclórico, e toda uma poética expressa através da representação de costumes, crenças e manifestações artístico-culturais explorados na visualidade de elementos cenográficos e do figurino. Buscaremos compreender quais significações são desdobradas por estes desenhos animados que, de certa forma, não apenas incorporam os paradigmas da animação globalizada, mas principalmente, os retemperam no contexto social regional, evidenciando nossos problemas políticos e sociais, valores, emoções, expressão artística e poética.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtes Visuaispor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16239/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.