Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Suzana de Lucena-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:19Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:31Z-
dc.date.available2012-05-15-
dc.date.available2018-07-20T23:40:31Z-
dc.date.issued2012-03-20-
dc.identifier.citationLIRA, Suzana de Lucena. Promoção do conhecimento organizacional: ações de gestão da informação e do conhecimento no setor contábil da UFPB. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3921-
dc.description.abstractThe growing concern about information and knowledge as factors contributing to the transformation of society, has stimulated research that might catch a glimpse of its management process, in order to preserve them in organizations. This study discusses the importance of information management and knowledge management (IKM) in an institution of higher education. Given the rapid growth process of the Federal University of Paraíba (UFPB), it is believed that the management of information and knowledge can contribute to consolidate the process of modernization of the institution, which requires increasingly prioritizing models that include knowledge generation and its permanence in the organization. It focuses on the stimulus, which can be implemented through assertive actions in creating and maintaining organizational knowledge, and as general purpose, analyze the actions of information management and knowledge of the technical staff of the Department of Accounting and Finance UFPB. In the methodological aspect, the research is characterized as a case study and field, appears as a study of qualitative and quantitative, exploratory and descriptive. Used as instruments of data collection a questionnaire individually, without identification, which allowed us to recognize the actions of GIC through the "diagnostic knowledge management," in view of Bukowitz and Williams, adopted as a parameter, and the technique of direct observation, performed by means of notes in field diary. For organizing and analyzing data, we used content analysis. The results show that the findings of the survey were positive for the actions of GIC, especially in the categories: get information and build and maintain the intellectual capital, although there was a need for improvements with regard to encouraging the sharing of knowledge in the sectors that make the Department of Accounting and Finance UFPB.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1943319 bytes, checksum: 928a76935387182dda58467617baaa88 (MD5) Previous issue date: 2012-03-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1943319 bytes, checksum: 928a76935387182dda58467617baaa88 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2224 bytes, checksum: 20abd8d21d03bd5dee95b1d7478799c4 (MD5) Previous issue date: 2012-03-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGestão da Informaçãopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectConhecimento organizacionalpor
dc.subjectInformation management and knowledgeeng
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.subjectOrganizational knowledgeeng
dc.titlePromoção do conhecimento organizacional: ações de gestão da informação e do conhecimento no setor contábil da UFPBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Duarte, Emeide Nobrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2292727379014867por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553092732657166por
dc.description.resumoA preocupação crescente com a informação e o conhecimento como fatores que contribuem para a transformação da sociedade, tem estimulado pesquisas que possam vislumbrar o seu processo de gestão, com o intuito de preservá-los nas organizações. O presente estudo discute a relevância da gestão da informação e do conhecimento (GIC) numa instituição de ensino superior público. Diante do rápido processo de crescimento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acredita-se que a gestão da informação e do conhecimento possa contribuir para consolidar o processo de modernização da Instituição, onde se requer, cada vez mais, priorização de modelos que contemplem a geração de conhecimento e sua permanência na organização. Tem como foco o estímulo, que pode ser implementado através de ações assertivas na criação e manutenção do conhecimento organizacional, e como objetivo geral, analisar as ações de gestão da informação e do conhecimento do corpo técnico da Coordenação de Contabilidade e Finanças da UFPB. No aspecto metodológico, a pesquisa é caracterizada como estudo de caso e de campo, configura-se como um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, exploratório e descritivo. Utiliza como instrumentos de coleta de dados um questionário individual, sem identificação, que permitiu reconhecer as ações de GIC, por meio do diagnóstico de gestão do conhecimento, na perspectiva de Bukowitz e Williams, adotado como parâmetro, e a técnica de observação direta, realizada por meio de anotações em diário de campo. Para a organização e a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os achados da pesquisa foram positivos para as ações de GIC, notadamente nas categorias: obtenha informação e construa e mantenha o capital intelectual, embora se observe a necessidade de melhorias no que diz respeito ao incentivo ao compartilhamento do conhecimento nos setores que fazem a Coordenação de Contabilidade e Finanças da UFPB.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16275/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.