Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thais Helen do Nascimento-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:54Z-
dc.date.available2014-02-28-
dc.date.available2018-07-20T23:40:54Z-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Thais Helen do Nascimento. Fontes Iconográficas e memória afrocêntrica: análise da informação étnico-racial a partir do ensaio fotográfico Engenhos e Senzalas. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3941-
dc.description.abstractInformation Science, has gradually assumed greater visibility and accountability in the context of socio-cultural dynamics. In this sense, the ethnic and racial issues are incorporated into the debate in the field, towards the elimination of racial practices, discrimination and black people silencing. In this perspective thoughts on the ethical and racial information sources are pointed out, that is the origin places of the information that reflect historical and cultural elements in the assertion of an ethnical group compared to contemporary multiculturalism. In the diversity of sources, the emphasis is given in pictures, believing that they are able to express aspects of life and social interactions regarding to Afrocentric culture. Thus, this present study aims at exploring the iconographic sources of ethno-racial information as a way of preserving Afrocentric culture in the photographical essay titled Engenhos and Senzalas. Operationally, the work intends to identify, contextualize and characterize the iconographical sources of information racial-ethnic, as well as to analyze the social cultural function of the archive where they are kept in and how these photographs (typological elements characteristics of the given sources) can serve as elements of representation and preservation of Afrocentric culture. In terms of methodology, it is a qualitative descriptive and exploratory research, based on critical-analytical methods such as document analysis and discourse analysis. Data collection has identified seventeen photographs produced in 1982, which aimed to represent the relationships between land lords and slaves in the post slavery period. The results show that photographs trigger the maintenance of the Afrocentric memory marginalized unable to adduce the black as a citizen even free. Thus, it is the archive information professional responsible to assign other mechanisms and information sources to crystallize the social role of the black people.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7007895 bytes, checksum: 8912d052cbdcb22b7298108d33253001 (MD5) Previous issue date: 2013-03-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7007895 bytes, checksum: 8912d052cbdcb22b7298108d33253001 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1952 bytes, checksum: e52839884bcc98a180b75593b9b6985b (MD5) Previous issue date: 2013-03-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFontes de informação - etno-racialpor
dc.subjectEstudo iconográficopor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectSocial cultural approach of Information Scienceeng
dc.subjectEthnical racial Information sourceseng
dc.subjectPhotographseng
dc.subjectAfrocentric Memoryeng
dc.subjectPhotographical Essay Engenhos and Senzalaseng
dc.titleFontes Iconográficas e memória afrocêntrica: análise da informação étnico-racial a partir do ensaio fotográfico Engenhos e Senzalas.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aquino, Mirian de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023496822513593por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005952983723507por
dc.description.resumoA Ciência da Informação, gradativamente, vem assumindo maior visibilidade e responsabilidade no contexto das dinâmicas socioculturais. Nesse sentido, as questões étnico-raciais são incorporadas ao debate no campo, no intento de eliminação das práticas de racismo, discriminação e silenciamentos da população negra. Nessa perspectiva, trazemos à reflexão as fontes de informação étnico-raciais, ou seja, os lugares de procedência das informações que refletem elementos históricos e culturais na afirmação de um grupo étnico ante ao multiculturalismo contemporâneo. Na diversidade das fontes, nossa ênfase recai nas fotografias, acreditando que estas são capazes de exprimir aspectos da vida e interações sociais referentes à cultura afrocêntrica. Dessa forma, o estudo que ora se delineia tem por objetivo geral analisar as fontes iconográficas de informação étnico-racial como um modo de preservação da cultura afrocêntrica no ensaio fotográfico Engenhos e Senzalas. Operacionalmente, tem a pretensão de identificar, contextualizar e caracterizar as fontes iconográficas de informação étnico-racial, bem como analisar a função sociocultural do arquivo onde se encontram e como essas fotografias (elemento tipológico característico das fontes em questão) podem servir como elementos de representação e preservação da cultura afrocêntrica. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo-exploratória, que faz uso de métodos crítico-analíticos como a análise documental e a análise discursiva na interpretação de seus objetos de estudo. A coleta de dados identificou dezessete fotografias produzidas no ano de 1982, que visam à representação das relações entre senhores de engenhos e escravos no período pós-abolicionista. Os resultados mostram que as fotografias deflagram a visibilidade marginalizada de uma memória afrocêntrica incapaz de aduzir ao negro seu caráter cidadão, mesmo alforriado. Diante disso, cabe ao profissional da informação responsável pelo arquivo, atribuir outros mecanismos e fontes de informação que cristalizem o papel social no negro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16391/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf6,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.