Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Sandra Maria Barbosa-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:32Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:47Z-
dc.date.available2014-08-14-
dc.date.available2018-07-20T23:40:47Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.identifier.citationLIMA, Sandra Maria Barbosa. Imagem, Memória e Identidade: o acervo imagético da Escola Viva Olho do Tempo, Vale do Gramame-PB. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em ciência da informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3955-
dc.description.abstractThis research was carried out with the aim to reflect on the photographic image produced by and in the Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) as element of the memory, patrimony and cultural identity of the Vale do Gramame, Paraíba communities. The EVOT is a non-governmental institution and it is the place where restoration activities of an almost forgotten experience occur. The method and the techniques are based on the ethnographic research and on data collection that are serving an order conception in the social life related to the producers´ characters and actors emphasized in the images -, where the facts have preeminence on the interpretations and where each event has its function within a coherent system. In this study, we also adopted the reading procedures of images under the following aspects: What is represented? How did it happen? How is it perceived? Why? And when? These questions were answered through the use of interviews, iconographic documents and observation. We concluded that the EVOT imagetic archive as memory source is carrier of cultural identity, appraising the griô masters´ knowledge as well as the social educators´ and of all individuals who are involved in the action of valuing the human being.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4059410 bytes, checksum: 39b231fad0354c4facb298f546b4dd49 (MD5) Previous issue date: 2014-02-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4059410 bytes, checksum: 39b231fad0354c4facb298f546b4dd49 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2325 bytes, checksum: d0f1bbffd7324bf5b63da62fc974adf2 (MD5) Previous issue date: 2014-02-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectImagem informacionalpor
dc.subjectMemória cultural e identitáriapor
dc.subjectEscola Viva Olho do Tempopor
dc.subjectMestres Griôspor
dc.subjectVale do Gramame-PBpor
dc.subjectInformational imageeng
dc.subjectCultural and identity memoryeng
dc.subjectEscola Viva Olho do Tempoeng
dc.subjectGriôs Masterseng
dc.subjectVale do Gramame-PBeng
dc.titleImagem, Memória e Identidade: o acervo imagético da Escola Viva Olho do Tempo, Vale do Gramamepor
dc.title.alternativeImage, memory and identity: the imagetic archive of the escola viva olho do tempo, vale do Gramame PBeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Netto, Carlos Xavier de Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9847960499982828por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7531624618522071por
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de refletir sobre a imagem fotográfica produzida pela e na Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) enquanto elemento de memória, patrimônio e identidade cultural das comunidades do Vale do Gramame, Paraíba. A EVOT é uma instituição não governamental e é o local onde ocorrem atividades de restauração de uma vivência quase esquecida. O método e as técnicas se baseiam na pesquisa etnográfica e na coleta de dados que estão a serviço de uma concepção de ordem na vida social dos personagens produtores e atores em destaque nas imagens em que os fatos têm preeminência sobre as interpretações e cada evento tem sua função dentro de um sistema coerente. Neste estudo adotamos, também, os procedimentos de leituras das imagens sob os seguintes aspectos: O que está representado? Onde aconteceu? Como é percebida? Por quê? E quando? Estas perguntas foram respondidas por meio do uso de entrevistas, documentos iconográficos e observação. Concluímos que o acervo imagético da EVOT como fonte de memória é portador de identidade cultural, valorizando os saberes dos mestres griôs, dos educadores sociais e de todos envolvidos na ação de valorização do ser humano.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16363/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.