Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Márcio Felipe Albuquerque Prazim da-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:37Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:50Z-
dc.date.available2014-09-01-
dc.date.available2018-07-20T23:40:50Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Márcio Felipe Albuquerque Prazim da. Socialização da informação: intersecções temáticas entre ciência da informação e educação. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3967-
dc.description.abstractAnalyzes the field interface between Information Science (SI) and Education relating the information socialization to the Paulo Freire scontributions, mainly from procedures specified in Pedagogy of the Oppressed, which can guide the formation of communicative context. At the end, encourages conceptual map is based on the discussion of information socialization. This is theoretical research in interthematic part, and also focuses on interdisciplinary relationships between fields of knowledge. Regarding the objectives, initiallyis defined as exploratory research and, after, as a descriptive, qualitative approach. SI believes that education and built a fruitful interface, which motivates a deeper reflection on the contributions that emerged at the heart of this dialogic space of contemporary society, in the study, understood as learningsociety or learning network society. The information socialization comprises studies of SI and can relate to the field of Education through Paulo Freire s theoretical and procedural guidance, since the formation of the communicative context to creating informational products.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 726804 bytes, checksum: 68baf93b70b0372b26150cecfc7df974 (MD5) Previous issue date: 2014-02-11eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 726804 bytes, checksum: 68baf93b70b0372b26150cecfc7df974 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2014-02-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectGestão e políticas de informaçãopor
dc.subjectSocialização da Informaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectScience Informationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectManagement and information policyeng
dc.subjectInformation Socializationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleSocialização da informação: intersecções temáticas entre ciência da informação e educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458344734085444por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301957031609581por
dc.description.resumoAnalisa o campo de interface entre a Ciência da Informação (CI) e a Educação, relacionando a socialização da informação às contribuições de Paulo Freire, principalmente, a partir de procedimentos explicitados na Pedagogia do Oprimido, com base na investigação de temas geradores, que pode nortear a formação de contexto comunicativo. Ao final, fomenta-semapa conceitual fundamentado na discussão sobre socialização da informação. Trata-se de pesquisa teórico-conceitual, em parte intertemática, e que se centra também em relações interdisciplinares entre campos do conhecimento. No tocante aos objetivos, define-se, a priori, como pesquisa exploratória e, a posteriori, como descritiva, com abordagem qualitativa. Entende que a CI e a Educação construíram uma interface fecunda, o que motiva uma reflexão mais profunda acerca das contribuições surgidas no cerne desse espaço dialógico da sociedade contemporânea, no estudo, denominada de sociedade do aprendizado contínuoou do aprendizado em rede. A socialização da informação compreende estudos de CI e pode se relacionarao campo da Educação por meio de orientações teóricas e procedimentais de Paulo Freire, da formação de contexto comunicativo até a criação de produtos informacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16372/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf709,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.