Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Antonio Ricardo Rocha de-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:39Z-
dc.date.available2014-11-18-
dc.date.available2018-07-20T23:40:39Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Antonio Ricardo Rocha de. O Comportamento Informacional dos Docentes dos Cursos de Graduação em Direito do Unipê e do CCJ-UFPB-Campus I. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3978-
dc.description.abstractThis inquiry analyses the search behavior and the information used by the teachers in Law Courses of the CCJ UFPB/Campus I and of the UNIPÊ João Pessoa University Center. It was used quantitative and qualitative nature approach and descriptive type for the data collection, using the mixed questionnaire created by Google Docs and sent by e-mail, associated with the application in loco. Examined by the partnership category technique, taking as a method the model Sense Making proposed by Brenda Derwin which emphasizes the active subject paper in the search process and the information use through the sense construction. Referring to the results, it can be noted that the teachers are predominantly men, age between 25 and 55 years old, white skin and all married. Besides this, they from Paraiba, most of them resides in João Pessoa. They have more than five years of academic formation plus two years acting in superior teaching, having, simultaneously, other legal activities. Regarding search process, it is done daily, aiming to provide academic nature needs and legal-technically, in digital channels specially.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1101799 bytes, checksum: d54bb52c10e9f93c9be5c261d13a4cd3 (MD5) Previous issue date: 2014-02-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1101799 bytes, checksum: d54bb52c10e9f93c9be5c261d13a4cd3 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2139 bytes, checksum: 70804b3d1b44720b64cfa8a3ec588bfa (MD5) Previous issue date: 2014-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBusca e uso da informaçãopor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectCursos de Direitopor
dc.subjectSense Makingpor
dc.subjectSearch and use informationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectLaw Courseseng
dc.subjectSense Makingeng
dc.titleO Comportamento Informacional dos Docentes dos Cursos de Graduação em Direito do Unipê e do CCJ-UFPB-Campus Ipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Edvaldo Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942210361822168por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502100520059517por
dc.description.resumoAnalisa o comportamento de busca e uso da informação dos docentes dos Cursos de Direito do CCJ UFPB/Campus I e do UNIPÊ Centro Universitário de João Pessoa. De natureza quanti-qualitativa, quanto a abordagem, e de tipo descritiva, utilizou, para a coleta de dados o questionário misto criado pelo Google Docs e enviado por e-mail, associado com a aplicação em loco. Para a análise lançou mão da técnica de categorização em parceria com método o modelo Sense Making proposto por Brenda Derwin, que ressalta o papel ativo do sujeito no processo de busca e uso da informação, através da construção de sentido. No que se refere aos resultados, verificou-se, no que tange ao perfil, que os docentes são predominantemente do sexo masculino, com idade entre 25 e 55 anos de idade, cor da pele declarada branca e casados. Além disto, têm origem paraibana, a maioria da própria cidade de João Pessoa, onde residem predominantemente. Possuem mais de cinco anos de formação acadêmica e mais dois anos de atuação no ensino superior, compartilhada, simultaneamente com outras atividades jurídicas. Em relação a processo de busca, o fazem diariamente, tendo como objetivos suprir suas necessidades de natureza acadêmica e técnico-jurídica, em canais, predominantemente, digitais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16329/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.