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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Jacqueline de Araújo-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:16Z-
dc.date.available2010-08-16-
dc.date.available2018-07-20T23:40:16Z-
dc.date.issued2009-09-11-
dc.identifier.citationCUNHA, Jacqueline de Araújo. Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação da memória. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3989-
dc.description.abstractThe study examined the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations like a memory preservation strategy. This way, discussed about information, memory, preservation, inclusively digital, as well as the open archives and the open access to scientific information, because they constitute fundamental issues to the comprehension of this topic. The methodology used consisted of bibliographic search on web pages, books, scientific articles and technical reports, as well as with professionals of the institutions that made part of the sample used. It was identified and analyzed information politics adopted by the institutions that made part of the inter-institutional consortium of IBICT, as well as issues related to the kind of software and work methodology that are used. The study concluded that the BDTD is a feasible preservation model and an efficient way to promote the access to thesis and dissertations that historically were limited by geographic and financial barriers. However, to get succeed, its necessary qualified professionals, technical tools and public and institutional information politics as instruments to support the process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2305876 bytes, checksum: cfbbaa97ec9a90dfb8da5252bfee5c9d (MD5) Previous issue date: 2009-09-11eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõespor
dc.subjectRepositório digitalpor
dc.subjectArquivos abertospor
dc.subjectMovimento do Acesso Livrepor
dc.subjectPreservação digitalpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectDigital Library of Thesis and Dissertationseng
dc.subjectDigital repositoryeng
dc.subjectOpen archieveeng
dc.subjectOpen Access Movementeng
dc.subjectDigital preservationeng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleBibliotecas Digitais de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação da memóriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Galindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413464711814360por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9945640747181562por
dc.description.resumoO estudo buscou analisar a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como uma estratégia de preservação da memória. Neste sentido, fez discussões acerca da informação, memória, preservação, inclusive digital, bem como os arquivos abertos e o acesso livre a informação, por constituírem-se de tópicos fundamentais para a compreensão deste assunto. A metodologia utilizada consistiu de pesquisa bibliográfica em páginas da Internet, livros, artigos de periódicos e relatórios técnicos. Os procedimentos de coleta de dados, foram realizados tanto na Internet, quanto também no conjunto das instituições que participaram da amostra do estudo. Foram identificadas e analisadas políticas de informação adotadas pelas instituições participantes do consórcio interinstitucional do IBICT, bem como questões relacionadas a software e metodologias de trabalho. Concluiu-se que a BDTD se apresenta como um modelo viável de preservação e ainda eficiente veículo de promoção do acesso aos trabalhos de teses e dissertações que historicamente estiveram limitados por barreiras geográficas e financeiras. Porém, para que estes repositórios desempenhem, todavia, a contento o seu objetivo, faz-se necessário a participação de profissionais qualificados, instrumentos tecnológicos e políticas públicas e institucionais de informação que apóiem o processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16423/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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