Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento Neto, Gustavo Henrique do-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:10Z-
dc.date.available2010-08-24-
dc.date.available2018-07-20T23:40:10Z-
dc.date.issued2010-03-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO NETO, Gustavo Henrique do. Arquitetura da informação no comércio eletrônico de livros no Brasil: dimensões que norteiam a e-satisfação do usuário.. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3990-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the e-satisfaction with the information architecture of books e-commerce in Brazil. In order to achieve this we compared users e-satisfaction of two stores, each with different approaches - Livraria Cultura and Submarino. The first, a physical bookstore. The second, a retail online store. The final questionnaire included 14 variables divided in two factors: (1) exploratory dimension and (2) organizational dimension. The total number of respondents was 310. 72% female, 51% aged between 26 and 35, 49% at post-graduate level. 58% of respondents use the sites up to 2 times per month. In general, respondents are satisfied with the information architecture of the books e-commerce in Brazil represented in this research by Livraria Cultura and Submarino. It was found that users are (1) more satisfied with the exploratory dimension than with the organizational dimension and (2) are more satisfied with the information architecture of Bookstore compared with Submarino. The research shows that the rate of e-satisfaction in the exploratory dimension may be due to the fact of the vast majority of respondents being formed by females aged between 26 and 39 years, who are likely to seek sensation more than men. Livraria Cultura excel because it has more experience with books organization. We indicate that e-satisfaction with the information architecture of the stores is perceived by survey respondents, agreeing with previous research, since the dimension of architecture and design of a e-commerce web site affects positively the e-satisfaction, as it offers features for ease, convenience and navigation that optimize the consumer experience. Further research may compare the e-satisfaction among stores such as electronics retailers and other leading sectors of e-commerce.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 833624 bytes, checksum: 994217c439c53bc37e1a5c9c7e1ac158 (MD5) Previous issue date: 2010-03-22eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 833624 bytes, checksum: 994217c439c53bc37e1a5c9c7e1ac158 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-03-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectArquitetura da Informaçãopor
dc.subjectComércio eletrônicopor
dc.subjectE-satisfaçãopor
dc.subjectInformation Architectureeng
dc.subjectE-commerceeng
dc.subjectE-satisfactioneng
dc.titleArquitetura da Informação no comércio eletrônico de livros no Brasil: dimensões que norteiam a e-satisfação do usuário.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dias, Guilherme Ataíde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553707435669429por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496623822569365por
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou verificar a e-satisfação com a arquitetura da informação o comércio eletrônico de livros no Brasil. Para tanto, buscou-se comparar a esatisfação dos usuários de duas lojas de propostas diferentes Livraria Cultura e Submarino. A primeira, uma livraria física. A segunda, loja de varejo online. O questionário final contou com 14 variáveis divididas nos fatores (1) Dimensão exploratória e (2) Dimensão organizacional. O total de respondentes da pequisa foi de 310 pessoas. 72% do sexo feminino, 51% com idade entre 26 e 35 anos, 49% com nível de pós-graduação e 58% acessa os sites até 2 vezes por mês. De uma maneira geral, os respondentes estão satisfeitos com a arquitetura da informação das lojas de livros do comércio eletrônico B2C brasileiras representadas nesta pesquisa pelas lojas Livraria Cultura e Submarino. Encontrou-se que os usuários estão (1) mais satisfeitos com a Dimensão exploratória do que com a Dimensão organizacional e (2) estão mais satisfeitos com a arquitetura da informação da Livraria Cultura do que com a do Submarino. A pesquisa apontou que a maior esatisfação com a Dimensão exploratória pode ser devida ao fato da grande maioria dos respondentes ser formada por indivíduos do sexo feminino e com idade entre 26 e 39 anos, nos quais recai maior busca por sensação. Já a Livraria Cultura se sobressai por ter maior experiência com organização de livros. Conclui-se que a esatisfação com a arquitetura da informação das lojas é percebida pelos respondentes da pesquisa, concordando com pesquisas anteriores, uma vez que as dimensões da arquitetura e design de um Web Site de comércio eletrônico influencial positivamente a e-satisfação, pois oferece características de facilidade, conveniência e navegação que otimizam a experiência do consumidor. Pesquisas futuras poderão comparar a e-satisfação entre lojas de produtos como eletrônicos e de informática, outros setores líderes de vendas no comércio eletrônico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16411/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf814,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.